fbpx

A importância do sistema Irrigat na preservação do solo na área de plantio

O sistema IRRIGAT é essencial para você que possui o terreno destinado ao plantio, afinal, seu solo precisa de uma irrigação regular e periódica para que se mantenha fértil e os nossos equipamentos são extremamente eficientes nisso.

A função da irrigação, basicamente, é completar a água da chuva que naturalmente cai sobre a área de plantação. Dessa forma, o solo terá sua necessidade hídrica suprida e se tornará mais fértil. Isso é bem lógico se pensarmos que o solo arenoso, por exemplo, precisa de vários processos para se tornar satisfatoriamente fértil, já que sua falta de umidade natural e seu aspecto arenoso dificultam o plantio.

Pensando nos benefícios que o sistema IRRIGAT pode trazer para a sua plantação, nós trouxemos neste artigo alguns pontos importantes de se falar sobre a necessidade de irrigação dos solos e como nosso sistema pode te ajudar.

Por que os solos precisam de irrigação?

A irrigação é a responsável por um aumento considerável da produtividade e ainda evita que ela caia em tempos de estiagem.

Isso acontece porque o solo é a fonte de água e de nutrientes para as plantas, que absorvem essas substâncias através de suas raízes para germinarem, crescerem e darem frutos. Portanto, para que a terra seja capaz de fornecer esses suprimentos, ela antes precisa os ter.

Os nutrientes ficam a cargo da adubação, que já é outro processo superimportante para o manejo correto das plantações, e a água fica a encargo da irrigação.

Claro que é possível que, naturalmente, o solo já tenha todos esses nutrientes, entretanto, é necessário que eles sejam repostos sempre para que não se perca sua fertilidade, para isso é necessário fornecermos essa ajudinha, pois, naturalmente isso não acontece.

O que é um bom sistema de irrigação?

Você pode estar pensando que irrigar é um processo simples e que não são necessárias grandes técnicas para isso. Mas você está enganado, o sistema de irrigação é algo que precisa ser levado bastante a sério e ser planejado com muita precisão para que se alcance resultados positivos.

Afinal, a quantidade de água deve ser exata, não pode ser pouco a ponto de faltar umidade nos solos e nem demais ao ponto de afogar as plantas. Além disso, uma análise do solo também é necessária para que esse cálculo seja feito.

Portanto, um bom sistema de irrigação é aquele calculado de maneira racional, considerando necessidade da cultura e deficiências do solo, além de considerar o fator sustentável também, sem que água seja desperdiçada no processo.

Por que o sistema IRRIGAT é o ideal?

O sistema IRRIGAT consiste em carretéis de irrigação de toda a área de plantação de forma que ela fique totalmente livre de tubulações, que costumam causar transtornos para as pessoas e máquinas que precisam circular pelo espaço.

Além disso, isso aumenta a vida útil do aparelho e diminui a necessidade de manutenção, que assim como a instalação são práticos e fáceis, já que forneceremos todas as orientações necessárias.

O IRRIGAT é um sistema automático e totalmente móvel, o que o torna muito prático.

Toda essa facilidade de uso e praticidade torna esse sistema perfeito para a sua plantação.

Para saber mais, entre em contato conosco através do nosso site.