Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Agricultura irrigada é a chave para aumentar produtividade e gastar menos!

Agricultura irrigada é a chave para aumentar produtividade e gastar menos!

A agricultura irrigada tem se tornado cada vez mais presente na vida dos produtores agrícolas. Isso pois, através dela, é possível fazer um consumo eficiente de água na lavoura, aumentando e melhorando sua produção.

Por conta disso, nós da Irrigat, iremos explicar o porquê de investir na agricultura irrigada e como ela poder aumentar sua produtividade, fazendo você gastar menos. Confira!

Agricultura irrigada no Brasil

Sabemos que 70% de toda água retirada dos mananciais (fontes de água) brasileiros é voltada para a agricultura irrigada, segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas).

Com isso, os recursos disponíveis poderiam ser capazes de irrigar cerca de 30 milhões de hectares por ano. Entretanto, somente 15% desta área é irrigada com a água retirada. Para melhorar essa realidade, é preciso entender melhor como funcionam os principais sistemas de irrigação.

Agricultura irrigada na prática com sistemas de irrigação

Conhecer os principais sistemas de irrigação permite que você escolha o tipo ideal para sua produção, evitando desperdícios, melhorando a qualidade da plantação e diminuindo os gastos.

Além disso, é conhecendo os sistemas de agricultura irrigada que o produtor entenderá sua real necessidade. Sempre considerando a carência hídrica de cada planta, o tipo de solo e a topografia da região e a quantidade de recursos disponíveis permite planejar o manejo racional da irrigação.

Irrigação por aspersão

A irrigação por aspersão é o método mais utilizado pelos agricultores. Neste sistema, a água é borrifada pelo ar, como uma chuva bem fina. A irrigação por aspersão é feita através de jatos de água que possuem pequenas gotas, em grande quantidade, criando a chuva artificial.

A vantagem desse tipo de irrigação para o seu negócio é o fato de ela se adaptar a diferentes topografias, sem precisar preparar o terreno para começar a irrigar.

* Existem diferentes tipos de irrigação por aspersão, e você pode saber quando usar cada um deles em nosso artigo: “Você sabe as diferenças entre os sistemas de irrigação por aspersão?

Irrigação por microaspersão

Por ser um sistema de irrigação que permite uma economia de mão-de-obra e ainda maior facilidade na aplicação de fertilizantes, a irrigação por microaspersão é a escolha de muitos produtores.

Esse tipo de irrigação é feito com o uso de microaspersores autocompensados, juntamente com filtros de disco ou tela, fazendo deste sistema um tipo mais localizado de irrigação. A microaspersão é mais uniforme e suave que a aspersão.

Irrigação por carretel

Você deve estar se perguntando: “sistemas de irrigação de baixo custo existem?”. Sim, existem! A irrigação por carretel é a opção com melhor valor de investimento e retorno para produtores de pequeno e médio porte, economizando tanto em custos quanto em mão-de-obra.

* Conheça o sistema de irrigação Irrigat e aumente sua produção gastando menos!

Irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é um sistema que fornece a água e os fertilizantes de forma gradual, mantendo a umidade do solo, e assim, melhorando o desenvolvimento das raízes.

Nesse sistema você consegue preservar a superfície da planta, umedecendo apenas o solo na proporção correta, reduzindo as perdas por evaporação. Esse método também evita que as plantas daninhas sejam irrigadas, assim fica mais fácil controlar plantas invasoras, insetos e fungos.

Invista em agricultura irrigada e diminua seus gastos!

Se você quer aumentar sua produção com melhor custo benefício, investir em agricultura irrigada é chave para seu negócio. Confira os sistemas de irrigação da Irrigat e faça chover na hora certa!

Compartilhar