A análise da água para irrigação de culturas é importante?

Irrigação de Culturas

A qualidade da água na agricultura é um fator que está ganhando muito espaço nas discussões entre produtores. Por ser um dos itens fundamentais para se ter um cultivo de natureza excepcional, a água que irrigará plantações também precisa ter condições adequadas para uso.

Você também quer tomar uma iniciativa para que seu cultivo seja um dos melhores do mercado, começando pela análise da água para irrigação? Abaixo, separamos algumas orientações fundamentais sobre o assunto e queremos compartilhar com você. Confira:

Problemas da falta de análise da água para irrigação

Por vezes, muitos acreditavam que apenas conferir a qualidade do solo era importante para manter as melhores condições em seus cultivos. Contudo, alguns problemas que podem ser apresentados durante o tempo de manejo, como, por exemplo, corrosão ou formação de crosta no interior das tubulações e contaminações por agrotóxicos, podem estar relacionados com as condições inadequadas da água.

Outro problema que a falta de análise da água para irrigação pode oferecer é tornar as terras próprias de cultivo em inférteis, justamente por causa da mistura de componentes que podem conter no solo, trazendo prejuízos com grandes consequências para o agricultor.

Ainda sobre a qualidade da água: se ela for inadequada, principalmente se conter compostos tóxicos, a possibilidade de trazer riscos para a saúde de humanos e animais são elevados, independente se o consumo da cultura for feita de modo direto ou indiretamente, se mostrando, então, uma necessidade para os produtores.

Como melhorar a qualidade da água para as irrigações?

Há diversas opções que podem ser levadas em conta no momento em que o agricultor resolve implementar a melhoria da qualidade da água em seus plantios. Podemos realizar avaliações, pesquisas e classificações através de amostragens do local onde será retirada a fuido para fazer o trabalho de irrigação de cultivos.

Essas amostragens são examinadas através de parâmetros físico-químicos, onde certos métodos edáficos (relacionados ao solo) se tornam responsáveis pela categorização inadequada da água para irrigação.

Ou seja, em função de todos os problemas citados acima que podem ser causados, é fundamental que haja um projeto adequado de pesquisa, não somente das terras, mas da água para irrigação e drenagem. Inclusive, há uma ótima iniciativa da Embrapa de soluções tecnológicas de águas para fins de irrigação.

Conhecendo sobre os métodos de irrigação

Já deu para perceber que é importante sim a análise da água para irrigação de culturas e, que sem ela, a irrigação pode ser falha e gerar problemas severos no agronegócio. Por causa disso, convidamos você para conhecer os diversos tipos de sistemas de irrigação que apoiam o seu plantio para ser um dos melhores do mercado, se você fizer a análise correta dos fluidos!

Esperamos que você tenha gostado do texto e que esteja ciente que para ter qualidade nos seus produtos é preciso um bom método de irrigação, solo e água dentro das expectativas de qualidade. Até mais!