fbpx

As melhores dicas para economizar água na hora de fazer a irrigação

A água é essencial para a economia e o desenvolvimento social de um país.

Embora muita gente acredite que esse é um recurso interminável, afinal, uma grande parte da superfície terrestre é coberta por água, é preciso entender que apenas uma pequena porcentagem está realmente adequada para o consumo humano.

Logo, preservar os recursos hídricos é de extrema importância, principalmente quando falamos do setor agrícola que, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), é responsável pela utilização de 70% de toda a água tratada no Brasil.

Mas, é realmente possível economizar quando o assunto é irrigação? Existem maneiras de tornar esse processo mais eficiente? A resposta é sim! ✅

Se você quer descobrir mais sobre o tema, é só continuar conosco até o final deste artigo.

Por que economizar água no processo de irrigação é tão importante?

Embora seja fundamental na agricultura, o processo de irrigação também é um dos que mais consomem água no setor o que pode, com o passar do tempo, causar problemas na hidrologia das regiões de plantio. O motivo? A água é consumida mais rapidamente do que é reposta pela chuva, tornando-se um recurso de alto valor.

Por isso, adotar medidas que ajudem a preservar esse bem tão precioso pode não apenas garantir que o agricultou economize dinheiro, mas também que a qualidade do solo seja mantida para os próximos ciclos de plantação.

Saiba como economizar água de maneira simples

É possível aumentar consideravelmente a economia de água durante a irrigação seguindo algumas dicas, como as que listamos a seguir.

 

Escolha um sistema de irrigação otimizado

Gerenciar de forma inteligente a água consumida em uma propriedade agrícola envolve diversos fatores, entre eles:

  • Possuir um equipamento específico para o tamanho da área a ser irrigada;
  • Investir em um sistema prático, que permita que o agricultor inicie e pare a irrigação de forma rápida;
  • Optar por um sistema que forneça água na hora, lugar e quantidade certa, o que influencia diretamente na eficiência da produção e na redução de custos.

Aposte na matéria orgânica

A matéria orgânica não melhora apenas a capacidade de infiltração da água, mas também o seu armazenamento. Isso acontece graças a sua capacidade de ligar as partículas do solo, gerando aglomerados mais estáveis e preservando a sua porosidade.

Assim, utilizar técnicas que aumentam o teor de matéria orgânica da terra, como o plantio de adubo verde ou de culturas de cobertura (como as leguminosas e as gramíneas) pode auxiliar na conservação e na economia desse recurso.

gramínea

FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/gram%C3%ADnea/481402

Faça a captação de água da chuva

Durante os períodos de chuva, é possível utilizar diversos métodos de armazenamento para garantir uma boa quantidade de água para os meses de seca. A criação de reservatórios ou até mesmo lagoas voltadas para esse tipo de tarefa também ajuda na formação de pequenos habitats, tornando o processo ainda mais sustentável.

Aproveitamento da água de chuva economiza consumo e reduz enchentes

 

FONTE:https://www.mapadaobra.com.br/negocios/aproveitamento-da-agua-de-chuva-economiza-consumo-e-reduz-enchentes/

Caso não seja possível adotar essa ideia, barris e cisternas são altamente aconselháveis. Tal prática, além de auxiliar na conservação do meio ambiente, pode ajudar o produtor a economizar milhares de litros de água mensalmente.

A importância de adotar boas práticas agrícolas

Por fim, um passo simples, mas que pode fazer toda a diferença quando o objetivo é economizar água, é entender que manter boas práticas agrícolas é o princípio de qualquer processo sustentável.

Para isso, é necessário utilizar material de plantio confiável, focando na melhoria contínua da qualidade do solo e na sua capacidade de reter oxigênio e umidade, para que a plantação cresça de maneira satisfatória.

Além disso, é preciso fazer o uso responsável de fertilizantes, impedindo que produtos químicos se infiltrem nas camadas mais profundas e afetem o meio ambiente.

Investir em processos sustentáveis é, claramente, a chave para reduzir os impactos negativos sobre o ecossistema, proporcionando a conservação dos recursos naturais para os anos seguintes.

Precisando investir na economia de água, mas não sabe por onde começar? Então, fale conosco agora mesmo e venha conhecer o sistema de irrigação por carretel IRRIGAT!