Produção de soja: 04 dicas para aumentar a produção

Produção de soja: 04 dicas para aumentar a produção

Você sabia que nosso país já é o líder de produção de soja no mundo?

A produção de soja no Brasil

A produção de soja no Brasil tem sido significativa nas últimas décadas. Em 2021, o país produziu cerca de 137 milhões de toneladas de soja, consolidando-se como o maior produtor mundial dessa cultura. O Brasil também é um dos principais exportadores globais de soja, com grande parte da produção destinada ao mercado internacional, especialmente para países como China e União Europeia. A soja é uma cultura importante para a economia brasileira, contribuindo significativamente para a balança comercial do país.

Porém, para garantir que a sua produtividade se mantenha alta, alguns cuidados e técnicas são necessários. Confira as dicas que preparamos para aumentar a produção de soja!

Preparação do solo

Todo bom plantio começa com uma boa análise do solo. Esse processo faz toda a diferença para que o solo esteja preparado para a calagem e adubação, além de ter certeza da sua fertilidade.
A dica é sempre coletar uma boa amostragem do solo, pois as áreas não costumam ser homogêneas, e começar essa análise cerca de três meses antes da data prevista para a plantação. Caso hajam alterações indesejáveis, ainda dá tempo de fazer o devido tratamento ou nutrição do solo.

Uso do sistema de plantio direto

A Embrapa afirma que a produtividade da soja no Sistema de Plantio Direto é 20% maior do que no sistema convencional. Além do fato de que os custos também diminuem usando este sistema. E nós também recomendamos o uso do plantio direto!

Para isso, é preciso definir a cultura de cobertura e a rotação de cultura, planejar o plantio e definir quais serão as máquinas utilizadas. A dica é associar culturas para maximizar a biodiversidade e sempre manter o solo coberto.

Leia também: Plantio convencional ou Plantio direto? Qual o melhor?

Atenção à profundidade do plantio

As sementes de soja precisam atingir a umidade do solo, mas não podem ficar muito fundas pois terão dificuldades para emergir, por isso a atenção à profundidade do plantio é tão importante.

Em geral, a soja deve ser plantada com uma média de três centímetros de profundidade, isto é, 1½ polegadas. Mas é claro que tudo varia de acordo com a temperatura, umidade e tipo do solo, além das datas de plantio.

Portanto a nossa dica é utilizar a tecnologia a seu favor e fazer esta análise com os cuidados e especificidades necessários.

Sistema de irrigação

Para garantir uma boa produtividade na cultura da soja, ter um sistema de irrigação é uma das melhores alternativas para atingir seus objetivos. Isso porque não dá para depender somente do clima, pois a irrigação acaba sendo um complemento para a chuva natural, o que consequentemente traz aumento na produção.

Para pessoas que plantam poucos hectares de soja e querem um sistema de irrigação mais leve, que não precise de grandes mudanças na propriedade para instalação (que chamamos de livres de tubos), uma dica é a irrigação autopropelida.

Na prática, ele é um sistema por aspersão que utiliza um carretel para irrigar a área pretendida. As grandes vantagens são em relação a facilidade do manejo e transporte do equipamento.

Saiba mais em: Irrigação pode aumentar a produtividade em 10% por hectare

Agora que você já sabe os segredos para aumentar a produção de soja, está pronto para implantar as dicas na sua plantação? Boa sorte!

Também não esqueça de visitar nosso blog e conferir outros conteúdos exclusivos para melhorar sua propriedade rural.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui