fbpx

Saiba as maiores vantagens de automatizar a irrigação

Vantagens de automatizar a irrigação

Você sabia que automatizar a irrigação ajuda a gerar uma economia de água de até 80%? Pois é, além de poupar o consumo de água, esse tipo de sistema pode ser aplicado em diversos ambientes como jardins, hortas e casas de vegetação, além de lavouras.

Além disso, sistemas de irrigação automatizada permitem irrigar áreas no período noturno e diminuem consideravelmente a mão de obra envolvida com a produção, entre outras vantagens.

Tendo em vista que promovem um uso eficiente e inteligente de água (cuja disponibilidade é  cada vez mais afetada pelas mudanças climáticas), não é de se estranhar que exista uma tendência de crescimento de 18,5% ao ano do setor de irrigação automatizada.

Segundo dados da consultoria norte-americana Markets&Markets, esse segmento deve atingir US$ 6,7 bilhões movimentados até 2025.

Maiores vantagens de automatizar a irrigação

Primeiramente é importante entender que automatizar a irrigação consiste basicamente em utilizar tecnologia e automação para fornecer a quantidade de água para determinada área com algum tipo de vegetação no tempo certo.

E, nessa perspectiva, esses sistemas proporcionam ao usuário driblar questões climáticas, como a seca e o período de estiagem.

Outro ponto é que, por não precisarem de muita mão de obra para serem operacionalizados, esses sistemas diminuem consideravelmente o custo do seu usuário com contratações de funcionários.

Vale dizer que, alguns tipos de sistemas de irrigação automatizada, permitem ainda reaproveitar a água da chuva para a irrigação de áreas.

É interessante destacar que esses sistemas podem ser usados para a distribuição de adubos e outros produtos químicos, como fertilizantes, já que podem ser misturados à água da irrigação.

Basicamente, os sistemas de irrigação automatizada são categorizados em: por gotejamento, por aspersão e microaspersão, que se diferem essencialmente pelo tamanho, tipo de áreas para as quais são indicados e pela forma como executam a irrigação.

Para entender melhor sobre como funciona a irrigação automatizada e os principais tipos desse sistema, clique no link para conferir um conteúdo específico sobre isso, que desenvolvemos em nosso blog!

Sistema de irrigação por carretel IRRIGAT

Com mais de 35 anos de atuação com irrigação no Brasil, a Irrigat desenvolveu sistemas semi-automatizados de irrigação, baseados no uso de carretéis. Esse equipamento proporciona economia de tempo e espaço, reduzindo muito a quantidade de tubos dentro da área, por exemplo.

A nossa tecnologia permite ao usuário ter maior rendimento, a partir de modelos de irrigação móveis, que podem ser operados, instalados e mantidos por qualquer pessoa.

Nossos sistemas são indicados para pequenos e médios produtores e podem ser aplicados em áreas de até 20 hectares. E são feitos mapeamentos prévios da área do cliente para a instalação do sistema de irrigação.

Confira o depoimento do nosso cliente Adrelino da Cruz Neves, de Vilhena/RO, sobre o impacto na sua produção a partir do uso do nosso sistema:

“Planto milho verde e comercializo para uma rede de supermercados. Quando não tinha irrigação, conseguia produzir apenas 6 meses no ano, porque nos outros 6 meses tinha escassez de chuva e nem adianta plantar. Foi aí que eu encontrei o carretel IRRIGAT, um sistema de irrigação prático, que me permite irrigar a área sem ter que carregar canos para todo lado. Hoje posso dizer que dobrei minha produção após colocar o IRRIGAT.”

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e entendido mais sobre as vantagens acerca da irrigação automatizada.

Veja outros conteúdos sobre esse e outros relacionados à irrigação em nosso blog e nosso canal no YouTube!

Entre em contato conosco, caso tenha alguma dúvida e solicite a sua proposta de sistema de irrigação.