fbpx

5 dúvidas mais frequentes sobre canhão de irrigação (carretel enrolador)

Canhão irrigador

Se você é um produtor rural, certamente já ouviu falar no canhão de irrigação. Esse recurso permite que o terreno receba água de maneira mais uniforme e proporciona um excelente custo-benefício.

Porém, a irrigação com o canhão levanta algumas dúvidas comuns, que esclareceremos neste artigo. Independentemente do tipo de cultura que você desenvolve em sua propriedade, vale a pena se informar sobre o assunto! Acompanhe!

1. O que é a irrigação com canhão?

Essa irrigação utiliza um aspersor, chamado de canhão, que trabalha com pressão, o que dá um efeito de chuva na água que é jogada sobre o terreno. Ou seja, a irrigação é feita de maneira mais uniforme e abrangente, alcançando um melhor resultado.

Os métodos autopropelido ou por carretel também são chamados de irrigação com canhão, justamente porque usam o mesmo tipo de aspersor.

2. Em quais cultivos usar?

A irrigação com canhão funciona muito bem em pastagens e pode ser usada para diversas espécies de plantio, como feijão, mandioca, cebola, brócolis, hortaliças, abacaxi, fumo, melancia, milho, batata, entre outros.

Sistemas que permitam a regulagem da altura podem ser usados para a irrigação de plantações mais altas, como as de banana, por exemplo.

Além disso, a aspersão por canhão pode ser aplicada para irrigar outros terrenos que não sejam destinados para a plantação de alimentos, como estádios de futebol, por exemplo.

3. É possível obter financiamento para essa irrigação?

O financiamento depende muito das possibilidades do mercado agrícola

Ele é encarado como uma obtenção de recursos, que podem ser usados para a irrigação ou qualquer outra intervenção que o produtor precise para aumentar o faturamento, como aquisição de sementes, compra de novas máquinas etc.

Para isso, é possível buscar linhas de crédito como PRONAF, PRONAMP e Moderinfra, cada uma com limites de valores e condições próprias.

Se você quer obter mais informações sobre o assunto, faça o download do material gratuito sobre financiamento agrícola neste link.

4. Vale a pena para pequenos produtores?

Sim, quando usado em sistemas de irrigação com o carretel enrolador. Isso porque o método é um dos mais indicados para quem trabalha com áreas menores.

Além disso, o método autopropelido traz o melhor custo-benefício para médias e pequenas propriedades, é adaptável para a maioria dos solos e culturas, pode ser automatizado e tem um sistema de distribuição capaz de alcançar 80% de eficiência, um número alto comparado a outros sistemas.

5. Qual o alcance da área irrigada?

A exemplo, os nossos sistemas de irrigação IRRIGAT com canhão atingem uma vazão de 18.200 litros/hora, aplicando a água de maneira muito mais eficiente. A pressão usual é de 30 mca, com alcance de até 26m e espaçamento usual de 42m entre faixas. 

A faixa usual irrigada é de 0,59 hectare, sendo necessário o período de 2h30 até 12h por faixa irrigada.

Também temos um sistema menor, o IRRIGATINHO, indicado para áreas de pequeno porte. Ele atinge a vazão de 11.800 litros/hora, com pressão usual de 20 mca e alcance de 22m. 

O espaçamento usual entre faixas é de 36m e a faixa usual irrigada é de 0,35 hectare, com o tempo de 1h30 a 8h por faixa irrigada.

Solucionou as suas principais dúvidas sobre canhão de irrigação? A partir dessas informações, fica mais fácil escolher o melhor método para a sua propriedade e contar com um sistema eficiente e de preço justo.

Então, venha conhecer mais sobre os sistemas de irrigação! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert