Como a aplicação da fertirrigação reduz os custos de 50 a 87%

A irrigação é uma técnica que traz muitos benefícios ao meio rural. Uma estratégia que pode ser usada juntamente com a irrigação, para promover economia, é uni-la ao sistema de fertirrigação.

A fertirrigação é a dissolução de fertilizantes solúveis em água, e sua aplicação se dá por meio do sistema de irrigação. Essa aplicação reduz os custos de 50 a 87%, dada a economia da mão de obra, maquinários e equipamentos.

Para o professor Adi31lson de Paula Almeida Aguiar, ter um sistema de irrigação e não aproveitar as vantagens da fertirrigação é um contra-senso, pois o aumento de custos com a irrigação da pastagem poderá ser compensado pela redução das despesas com adubação, por causa do melhor aproveitamento dos fertilizantes e da economia com a aplicação”.

Outra vantagem dessa união é a redução da compactação do solo, uma vez que ocorre o pouco uso das máquinas. Os adubos também são aplicados de forma mais uniforme, principalmente os micronutrientes, que são inseridos em pequenas quantidades.

Fonte: Ariádine Morgan