Como aumentar a eficiência produtiva em pequenas propriedades?

Grande parte do leite brasileiro é produzido por pequenos produtores, com mão de obra familiar. Apesar da limitação da área e do menor volume produzido, essas propriedades podem sim ter um retorno econômico muito satisfatório, produzindo com qualidade e utilizando tecnologias que facilitem as rotinas diárias.

Mas como aumentar a eficiência produtiva das pequenas propriedades, garantindo renda para a família e oportunidades para que as gerações futuras permaneçam na atividade? O segredo está na gestão eficiente dos fatores produtivos. E para isso, contar com a ajuda de assistência técnica especializada é essencial!

O primeiro passo do trabalho consiste em um diagnóstico da área e da situação econômica e zootécnica da propriedade, conhecendo suas limitações e potencialidades. Com isso, é possível estruturar, junto à família, um planejamento de ações visando intensificar a produção, otimizando os recursos disponíveis e trabalhando nas melhorias necessárias.

Além do diagnóstico, planejamento e execução das ações previstas, é importante a gestão dos índices econômicos e zootécnicos, para que o produtor tenha total controle sobre seu negócio, tanto produtivo como financeiro, podendo atuar e garantir eficiência e rentabilidade.

Fonte: Milkpoint