Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Como evitar a erosão do solo na agricultura

Como evitar a erosão do solo na agricultura

A erosão é um processo natural, entretanto, ela pode e deve ser evitada para que não cause problemas nos cultivos. Os principais causadores da erosão são elementos da natureza: a água e o vento.

Na chamada erosão hídrica, as principais consequências são a desestabilização do solo e a poluição dos sistemas de água próximos às propriedades, já que os sedimentos são levados junto com o curso da água. Esse tipo de erosão também causa o assoreamento dos rios, que é o acúmulo de sedimentos no fundo do rio.

Já na erosão causada pelo vento, os principais problemas causados são a infertilidade do solo, devido ao deslocamento das sementes.

Os tipos de solos que mais sofrem com a erosão são:

  • Encostas íngremes;
  • Fundos de vales;
  • Áreas com muita luz;
  • Solo arenoso.

Confira algumas dicas essenciais para evitar a erosão na sua propriedade.

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Se você possui uma criação de gado e quase todo o seu solo é destinado para pastagens, certifique-se de que pelo menos 40% da propriedade esteja coberta. Também mova o gado com frequência para que ele não se alimente sempre no mesmo local, já que isso retira as pastagens que ajudam a fixar o solo.

Use pedras ou húmus (matéria orgânica) para adicionar peso às plantas. Isso pode ser especialmente útil no caso de sementes ou plantas jovens, que ainda não têm as raízes desenvolvidas. Uma outra ideia é usar tapetes de húmus em regiões de declive, colocando-o sobre sementes ou plantas jovens. Dessa forma, a água da chuva irá descer naturalmente sobre a estrutura e perderá velocidade.

O húmus pode ser substituído por mantas de fibra de coco, que geralmente são vendidas em rolos. Coloque algumas mantas dispostas pelo declive, observando a distância de três a oito metros entre cada uma.

Manta de Fibra de Coco

Da Silva

Outra ideia é construir contenções de concreto, pedra ou madeira em terrenos com declive. Neste caso, aconselhamos que você contrate um profissional para a construção da estrutura e faça uma manutenção com alguma frequência para evitar que a contenção se rompa.

Terraço Plantação de Arroz

Compartilhe Viagens

Plante os seus cultivos em posição perpendicular (em um ângulo de 90 graus) ao vento. Em locais em que haja muito vento ou tempestades de areia, construa paredes que sirvam de barreiras para a passagem do ar.

Sistema de irrigação adequado evita o risco de erosão

A falta de drenagem também pode acentuar a erosão. Certifique-se de que sua propriedade conta com sistemas de drenagem ou escoamento, como uma calha ou tubo, que direcione a água da chuva e da irrigação para algum reservatório. Construa também canais pavimentados ou forrados de água, especialmente perto de barrancos.

O uso do arado com muita frequência em propriedades de plantio também é um fator que contribui para a erosão. Ao usar equipamentos agrícolas com menos frequência você também diminui a compactação do solo, algo que contribui para a erosão.

Ainda, um sistema de irrigação adequado é fundamental para que você garantir que o solo receba a quantidade adequada de água, o que contribui para evitar o seu desgaste, especialmente se a sua propriedade estiver localizada em uma ladeira.

O sistema de irrigação, em conjunto com equipamentos de drenagem, irá determinar a quantidade correta de água que a sua propriedade irá receber: nem em escassez, nem em excesso, evitando a erosão.

Para saber mais sobre os principais sistemas de irrigação e para descobrir qual deles é o melhor para a sua propriedade, confira o nosso conteúdo Sistemas de Irrigação: Conheça 3 Tipos!

Compartilhar