fbpx

Como melhorar a qualidade do leite? 5 dicas rápidas

Leite sendo servido em copo

Melhorar a qualidade do leite é um fator determinante para aumentar a lucratividade do produtor rural. Afinal, produtos com alto padrão de qualidade competem melhor em um mercado cada vez mais exigente.

Nas negociações de compra e venda de leite, existe inclusive um sistema de bonificação, que eleva o valor do produto acima da média de preço conforme uma escala de qualidade. Por isso, é importante entender como melhorar a qualidade do leite em sua produção.

Quais são os critérios de qualidade do leite?

Conforme o sistema de bonificação praticado no mercado, são três os parâmetros analisados para determinar a qualidade do laticínio:

  • Contagem bacteriana total (CBT): pela quantidade de bactérias presentes no leite, indica os padrões de higiene adotados na cadeia de produção.
  • Contagem de células somáticas (CCS): aponta a presença ou ausência de infecção, o que indica a saúde da glândula mamária da vaca.
  • Porcentagem de gordura e proteína.

Atingindo os maiores índices de qualidade nesses três quesitos, o valor do litro de leite pode ganhar um incremento de até R$ 0,50 dentro do sistema de bonificação. Ou seja, é bom para os dois lados: o consumidor ganha em qualidade, e o produtor, em rentabilidade.

Outros fatores levados em conta para determinar a qualidade do leite são: cor, sabor e aroma; ausência de patógenos (como tuberculose e brucelose) e de substâncias provenientes de medicamentos, biocidas e pesticidas.

Fatores que melhoram a qualidade do leite

Sendo o leite de qualidade cada vez mais valorizado pelo mercado e uma forma do produtor aumentar sua renda, é importante estar atento à cadeia de produção e adaptar alguns processos para atender os padrões esperados. Veja algumas dicas:

1- Saúde e nutrição das vacas

A saúde e bem-estar das vacas interfere diretamente na qualidade do leite. Os animais devem estar livres de infecções e inflamações como a mastite (das mamas), apontadas na contagem de células somáticas.

Por isso, manejar uma alimentação correta que atenda às principais necessidades nutricionais das vacas e fortaleça seu sistema imunológico é essencial.

2- Cuidados com o pasto

A qualidade da alimentação dos animais para pecuária depende dos cuidados com o pasto. Afinal, é dele que vem grande parte dos nutrientes responsáveis pelo ganho de peso, desenvolvimento corporal e produção de leite da vaca.

Nesse quesito, a irrigação de pastagem ajuda a melhorar os resultados de forma significativa, assegurando pasto verde durante todo o ano e evitando a falta de insumos para alimentar os animais.

A adubação de pastagem também é outra prática bem vista e que ajuda na nutrição das plantas, que por consequência irá refletir na melhora da nutrição do próprio gado leiteiro.

3- Higienização

Para garantir que a contagem bacteriana e de micro-organismos patógenos esteja dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, é preciso primar pela higiene em todas etapas da produção de leite. Incluindo a ordenha e a conservação final do produto.

Na hora da extração, recomenda-se utilizar luvas e realizar o procedimento de pré-dipping para antissepsia dos tetos do animal.

4- Equipamentos e infraestrutura corretos

Uma vez que a saúde das vacas impacta na produção do leite, a qualidade das instalações onde vivem e o manejo correto dos equipamentos são fatores importantes.

O produtor deve dispor de espaços adequados, arejados e que promovam o bem-estar do rebanho. Já os equipamentos devem ser utilizados com cuidado e maestria, de forma a evitar lesões e sofrimento animal.

Conclusão

Essas foram apenas dicas rápidas para ajudá-lo a identificar qual ou quais dos cuidados ainda não são feitos, para melhorar a qualidade do leite em sua criação. Após essa primeira identificação, é momento de se aprofundar no assunto para colocá-lo em prática!

E se você viu que uma das coisas que falta é irrigação, continue aqui no blog. Em nossos conteúdos, você vai achar tudo o que precisa saber sobre sistemas de irrigação e como escolher um modelo e também sobre a fertirrigação!

 

Powered by Rock Convert