Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Como se preparar para o período de estiagem? Confira 4 dicas!

Como se preparar para o período de estiagem? Confira 4 dicas!

Várias regiões do país sofrem com a estiagem, ou seja, quando não chove o suficiente em uma determinada época do ano. Por mais que seja um evento comum, a seca, como também é chamada, pode afetar drasticamente o trabalho de quem se ocupa nos campos com a criação de animais ou com plantações.

Mas, como se preparar para o período de estiagem? Se você está fazendo essa pergunta é porque há grandes chances de ser um grande empreendedor! Não dá para deixar a seca prejudicar o seu negócio, não é mesmo?

Para auxiliá-lo a não passar apertos durante a estiagem, nós, da Irrigat, separamos este post que contém quatro dicas de como estar preparado para um dos períodos mais difíceis do ano! Vamos conferir?

Dica 1: planejar é a base de tudo

Uma coisa é fato: não importa o ramo dentro do seu agronegócio, um bom planejamento é fundamental para enfrentar sem grandes problemas esse período tão desagradável para muitos agricultores e pecuaristas. Liste estratégias e maneiras de suprir a falta de água durante essa temporada. Dessa maneira, você não precisará tomar medidas drásticas para conseguir manter o seu negócio durante esse período.

Dica 2: faça uso das tecnologias

É claro que as tecnologias podem ser usadas ao seu favor! Uma das orientações que está se tornando comum é utilizar a agricultura de precisão para conseguir medir melhor o desempenho da pastagem ou das plantações do seu negócio. Esse sistema é integrado com máquinas para coletar informações do solo, analisar o que se passa na região e gerar insumos para aplicá-los no local correto e na quantidade adequada.

E como isso irá garantir melhor a segurança no período de estiagem? Com essa tecnologia, a chance de conseguir mais economia na plantagem é grande, além de saber exatamente quando cultivar e o momento certo de colher antes do período da estiagem. Vale a pena investir!

Agricultura de precisão: veja como a tecnologia evolui no agronegócio

Dica 3: armazenamento de água

Outro fator que pode auxiliar no momento de estiagem é o armazenamento de água. Isso pode proceder a partir das estocagens de água das chuvas, por exemplo. Mas não esqueça: que o armazenamento dela deve ser feito de maneira adequada! Algumas alternativas para quem recorre ao armazenamento de água são: poços, barragens subterrâneas e cisterna, cada uma específica para cada tipo de planejamento que você escolher.

Dica 4: sistema de irrigação

Já falamos em outro momento aqui no blog que a irrigação é muito importante em qualquer época do ano. Contudo, nos períodos de seca, esse sistema acaba se tornando essencial, já que é através dele que você consegue ter o seu negócio indo de vento em popa durante as épocas difíceis.

O sistema de irrigação funciona da seguinte maneira: a partir de um fornecimento controlado é possível regar o seu plantio de pastagem ou de lavoura nos momentos necessários! Com a ajuda dessa tecnologia é muito mais fácil passar pelo período de estiagem sem maiores problemas!

Saiba mais sobre irrigação conhecendo os principais métodos!

Agora que você sabe as quatro dicas sobre como se preparar para o período de estiagem, já pode colocar o seu conhecimento em prática! Para fazer chover na hora certa, invista nos aparelhos que nós, da Irrigat, oferecemos especialmente para você! Entre em contato com a gente agora mesmo ou visite o nosso site para mais informações. Até breve!

Compartilhar