Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Desvendando 4 mitos sobre irrigação

Desvendando 4 mitos sobre irrigação

Conheça mais a fundo as respostas das maiores dúvidas sobre irrigação.

– O que representa potência de motobomba?

A potência da motobomba é representada em CV. Quanto a maior a vazão e a pressão necessária para o sistema de irrigação maior será a potência exigida. Apesar de usarmos muito a potência como unidade de medida, não é ela que determina se a bomba é capaz ou não de tocar um sistema de irrigação. Por exemplo, em um sistema com o carretel IRRIGAT que exige 75 mca com 18.200 litros por hora de vazão, uma motobomba de 10 CV (dependendo o modelo) conseguiria tocar tranquilamente, enquanto existem algumas bombas de 200 CV que não conseguem tocar um sistema nessas condições, porque elas tem uma vazão muito grande e baixíssima pressão.

Na hora de avaliar uma motobomba é essencial olhar para a vazão e a pressão que ela é capaz de tocar. 

– Irrigação só se usa na seca?

É importante entendermos bem a importância da água para as plantas. Podemos comparar as plantas com um ser humano quando falamos em necessidade hídrica. Obviamente se você ficar dois dias sem tomar água não irá morrer, no entanto seu corpo sofrerá muito estresse além de prejudicar drasticamente o seu desenvolvimento. O mesmo acontece com qualquer tipo de cultura, mesmo não tendo uma seca muito longa a falta de água por poucos dias vai impactar a produtividade e desenvolvimento da planta.

O milho, por exemplo, quando está no estágio do pendoamento, se não tiver água em um período de 4 a 5 dias pode ter uma quebra de 50% na produção.

– Quanto de água eu preciso para irrigar?

Cada cultura possui uma necessidade hídrica específica. Todo a irrigação vai ser baseada nessa necessidade da planta. A necessidade média das plantas fica de 3 a 6 mm por dia, ou seja, precisam de 3 a 6 litros por m². Se você tem uma área de 1 hectare (10.000 m²) irá precisar de 30.000 a 60.000 litros por dia, se você quer estar preparado para suprir um período de estiagem completa de 30 dias serão necessários de 900.000 a 1.800.000 litros para cada hectare. Para calcular o volume de sua represa basta você multiplicar a profundidade, pela largura e pelo comprimento.

Vamos imaginar que um produtor tenha uma represa de 40 metros de comprimento por 30 metros de largura e com 2 metros de profundidade, ele tem 40 x 30 x 2 = 2.400 m³ de água que representa 2.400.000 litros. Para determinar o potencial do reservatório é importante sabermos também a reposição das vertentes e da alimentação de água desse ponto de captação, muitas vezes um reservatório relativamente pequeno, mas com um grande volume de reposição consegue dar conta da irrigação, enquanto um reservatório extremamente grande porém sem reposição nenhuma poderá ter dificuldade em suprir a quantidade de água necessária para a irrigação.

– Posso usar água de poço artesiano para irrigação?

O produtor pode tanto captar diretamente do poço artesiano para a irrigação (desde que tenha vazão suficiente), ou seja, se a irrigação irá precisar de 11.800 litros por hora, é importante que o poço ofereça essa vazão. Caso o poço não tenha vazão suficiente, essa água pode ser bombeada para um reservatório maior e aproveitada para a irrigação indiretamente. Outro fator importante é o dimensionamento da bomba, considerando a altura em que ficará a bomba e o nível de água. 

Quer continuar lendo sobre irrigação? Conheça os principais métodos de irrigação

Compartilhar