fbpx

Drones na agricultura: como eles podem ser usados?

Drones na Agricultura

A tecnologia de drones na agricultura é uma inovação excepcional, que avança com efeitos de extensa cobertura na coletividade, modificando a maneira de fazer negócios. O agronegócio parece ter adotado essa tecnologia com eficácia, usando esses instrumentos avançados para modernizar a agricultura.

Para você que é agricultor ou trabalha com drones, separamos esse conteúdo. Nele, iremos mostrar as diversas utilidades que esse equipamento pode proporcionar às lavouras e culturas que serão trabalhadas. Confira!

Análise de solo e campo

Em todas as fases de uma safra agrícola, os drones na agricultura podem ser utilizados ​​para auxiliar na obtenção de informações úteis sobre a característica do solo existente. Ao conseguir mapas 3D do solo, você verá se existe alguma deficiência associada à qualidade do solo, zonas mortas do solo ou gestão de nutrientes.

Esses dados podem colaborar com os agricultores a definir os padrões mais efetivos de manejo de safras, plantio, solo e muito mais. O gerenciamento regular pode ajudar a usar com eficácia os recursos hídricos e a administrar com mais eficiência as esferas de nutrientes do cultivo.

Pulverização de safras e pulverização localizada

As safras requerem fertilização e pulverização consistentes para manter altos rendimentos. A prática tradicional era fazer manualmente, com veículos e até mesmo com avião. Esses métodos não são apenas ineficientes e pesados, mas também podem ser muito caros.

Os equipamentos podem ser equipados com grandes reservatórios, que podem ser preenchidos com fertilizantes, herbicidas ou pesticidas. O uso de drones para pulverização de safras é muito mais seguro e econômico. Eles podem até ser operados de forma completamente autônoma e programados para funcionar em horários e rotas específicas.

Mapeamento e levantamento de safras

Um dos maiores benefícios de contar com a inteligência de drones na agricultura é a eficiência e facilidade do gerenciamento de plantações em alta escala. Tempos atrás, imagens de avião ou satélite eram utilizadas para auxiliar a receber uma visão amplificada da fazenda, simultaneamente ajudava a indicar possíveis adversidades.

Contudo, essas imagens não eram somente custosas, mas não apresentavam a mesma precisão que os drones oferecem. Atualmente, além de obter filmagens em tempo real, é possível operar imagens com animações fundamentadas no tempo que podem iluminar o avanço da colheita.

Monitoramento e gerenciamento de irrigação

A irrigação é um fator muito determinante na questão agrícola. Com a quilometragem gigantesca de irrigação, erros podem acontecer. Os drones equipados com câmeras térmicas ajudam a detectar falhas de irrigação ou locais que recebem excesso ou pouca umidade.

Com essas informações, as plantações podem ser melhor dispostas para maximizar a drenagem, aderir ao escoamento natural da terra e evitar o acúmulo de água, que pode danificar plantações sensíveis.

Questões de água e irrigação não são apenas delicadas, mas também podem arruinar os rendimentos das colheitas. Com o levantamento de drones, esses problemas podem ser identificados antes que se tornem mais graves.

Por fim, quer estejamos olhando para frotas de drones autônomos, frotas híbridas de coleta de dados aéreos e terrestres ou simplesmente pilotos individuais altamente treinados, o futuro do trabalho de drones na agricultura é brilhante.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite então para conhecer mais sobre as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil!

Powered by Rock Convert