Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Os 4 erros na irrigação que prejudicam a sua produtividade

Os 4 erros na irrigação que prejudicam a sua produtividade

Os sistemas de irrigação são utilizados justamente para aumentar a eficiência das plantações e ajudar na economia, para gerar maior lucratividade. Porém, muitas vezes por falta de experiência, alguns erros acabam onerando a plantação ou fazendo com que se perca a eficiência do sistema.

Como nós trabalhamos com irrigação há mais de 30 anos, notamos que alguns erros sempre se repetem entre os produtores. Inclusive, ajudamos diversas famílias a resolver problemas de irrigação. São coisas simples, mas que ainda podem ser esquecidas.

Por isso, tome cuidado com:

1 – Motobomba mal dimensionada

Uma motobomba pode estar mal dimensionada tanto para menor potência do que deveria, quanto para maior. Nos dois casos isso pode ser um problema, olha só:

* Menor dimensionada: acaba não dando vazão e pressão suficiente para a eficiência do sistema e não gera resultado que poderia dar.
* Maior dimensionada: nesse caso, a motobomba consome muito mais combustível ou energia que deveria e onera o custo do sistema.

Vale a pena tomar cuidado e selecionar a bomba adequada para evitar maiores problemas.

Conheça aqui alguns sistemas de irrigação de baixo custo!

2 – Irrigar pouco ou em excesso (visualmente)

Outro erro bastante comum é supor umidade do solo apenas pela parte visual. Muitas pessoas deixam de molhar a plantação ou acabam irrigando demais apenas pela aparência superficial da terra, sendo que é preciso verificar mais a fundo.

A dica, para garantir com confiabilidade se o solo está irrigado na medida certa internamente é usar um sensor de umidade. Assim, você evita molhar mais que o necessário ou deixar de molhar.

3 – Deixar de lado a irrigação noturna

É bem comum que os produtores prefiram utilizar apenas os horários durante o dia para irrigar suas plantações. O problema disso é que, nos horários de maior calor, a eficiência da irrigação diminui.

É por isso que usar o horário da noite pode ser uma boa dica: a eficiência do sistema aumenta consideravelmente, além de ser uma prática econômica (horário com menores custos para o uso do equipamento).

4 – Manutenção básica do sistema

Você sabia que todo sistema de irrigação, independentemente de qual tipo seja, tem detalhes de manutenção? A boa notícia é que a maioria deles não tomam muito tempo e são bem práticos. O erro, porém, é utilizar o sistema sem fazer a manutenção, sendo que pequenas revisões podem fazer toda a diferença para evitar os problemas inesperados.

O primeiro passo para não cometer os erros é ter consciência de quais são eles, não é mesmo? Agora você está preparado para evitá-los, melhorando ainda mais a produtividade e lucratividade da sua propriedade.

Faça chover na hora certa com os sistemas de irrigação da IRRIGAT!

Compartilhar