Estiagem: quais são os impactos para a produção?

Plantação que passou por uma forte estiagem.

A estiagem é um tempo sereno e seco, influenciando também o abaixamento das águas de um rio ou de um lago, que pode causar grandes problemas para quem trabalha com o agronegócio. Em função disso, muitos agricultores acabam se preparando para esta época, mesmo não entendendo muito bem quais são os impactos para a produção.

Dentre eles, estão: o maior custo de energia, aumento de perdas de produtos e elevação dos preços para ter maior lucrabilidade. Que tal conferir um pouco mais sobre a estiagem e quais são as consequências que isso pode trazer para a manufatura do agronegócio?

Maior custo de energia

Como efeito de encolhimento de demanda durante o período de estiagem, um dos impactos causados pela época de seca é o aumento de energia, principalmente para grandes indústrias. Mas não pense que isso não afeta também os agricultores.

Por causa da falta de chuvas, os rios acabam sendo afetados com a baixa, resultando em uma série de fatores, principalmente em encargos e tributos na tarifa elétrica que pesam no bolso de quem trabalha com agronegócio e também está sofrendo com a seca.

Perda de plantações e animais

Sim, a estiagem é um dos maiores causadores de problemas para o agronegócio, já que é capaz de reduzir rendimentos e chegando até mesmo a causar perdas de produtos, como plantações e animais. Este fenômeno climático que causa falta de chuva por um longo período pode provocar perdas permanentes em uma determinada região, desequilibrando os ambientes e causando elevação na precificação de produtos agropecuários.

Aumento de preço nos produtos agropecuários

Quando a estiagem bate, praticamente não há jeito: a chance para conseguir sobreviver durante esse período é o aumento de preço dos cultivos em relação a venda. Os produtos mais afetados com o aumento de custo são as frutas, como banana, abacaxi; algumas hortaliças e a pastagem de gado, podendo impactar com a redução de áreas para a produção.

Saiba sobre irrigação de pastagem por aspersão!

O que fazer para se preparar para a época de estiagem?

Uma dica para investir em suas plantações e pastagens é a economia de água, que pode servir para revitalizar o ambiente do seu agronegócio. Para fazer chover na hora certa, outra dica que pode funcionar é investir em métodos de irrigação para melhorar a qualidade do seu produto.

Dessa maneira, não haverá chances dos seus produtos sentirem o impacto da estiagem! Por aqui, no nosso blog, há um conteúdo sobre como se preparar para o período de estiagem. Neste post, você irá encontrar quatro dicas imperdíveis.

O que achou sobre os impactos para a produção durante o período de estiagem? Para qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco, ficaremos muito felizes de auxiliar você. Até o próximo post.