Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Fertirrigação: 4 motivos para adotá-la!

Fertirrigação: 4 motivos para adotá-la!

A fertirrigação é uma técnica que vem se tornando cada vez mais popular entre quem busca formas de garantir um plantio de qualidade otimizando recursos. Ela consiste na aplicação da adubação aliada à irrigação, levando os nutrientes ao solo durante a rega. É uma técnica que junta duas práticas benéficas e muito importantes para o desenvolvimento saudável dos cultivos, além de oferecer um ótimo custo-benefício aos produtores rurais.

Nós já falamos sobre como funciona a fertirrigação aqui no blog da Irrigat e, hoje, vamos falar sobre os principais motivos para você adotar de uma vez por todas essa prática no seu plantio. Confira!

1 – Redução da compactação do solo

Quem trabalha com plantação sabe que o maquinário necessário para os mais diversos processos, como os tratores e distribuidores, é bastante pesado e pode causar prejuízos ao solo. Como eles passam muitas vezes em meio às plantas, acabam gerando um processo de compactação, no qual o solo perde a sua porosidade (vincos), que é um importante meio de entrada para a água e os nutrientes. No entanto, com a fertirrigação isso é reduzido, pois elimina a necessidade de maquinários pesados para a adubação, que passará a ser feita no mesmo processo da rega.

2 – Maior controle dos nutrientes

A fertirrigação é conhecida por ser uma técnica de manejo de irrigação mais racional, em que os nutrientes são aplicados conforme a necessidade do solo. As aplicações são menores, mas mais frequentes, acompanhando todo o ciclo de produção e colheita, repondo os nutrientes necessários para garantir que o solo se mantenha saudável nos próximos cultivos.

3 – Diminuição das perdas por lixiviação

Um dos principais benefícios da fertirrigação é a diminuição da perda de nutrientes, geralmente causada pela lixiviação, em que o solo acaba tornando-se, muitas vezes, infértil. Em casos de regiões muito chuvosas, em que há uma perda maior de sais minerais, a fertirrigação torna-se uma importante aliada na manutenção dos nutrientes.

4 – Menores custos na produção

E, claro, um dos principais motivos para começar a adotar a fertirrigação nos seus cultivos é o impacto econômico positivo que essa técnica promove. São mudanças que começam desde a utilização dos insumos, que se torna mais controlada (necessitando menos fertilizante, por exemplo) e otimizada (aplicando-se apenas quando e onde necessário), e vai até à necessidade de menos maquinário e, consequentemente, reduzindo os custos com mão de obra.

Indo para a outra ponta do cultivo, temos também benefícios na colheita, já que há uma grande redução nas perdas e uma produção de maior qualidade.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais muitos produtores estão incluindo a fertirrigação nos seus negócios, mas existem muitos outros benefícios sobre os quais você pode ler no blog da Irrigat. Aproveite e leia também esse conteúdo sobre o que é forragem! Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a fertirrigação e adote-a no seu negócio. Estamos a disposição para ajudar você com qualquer dúvida!

Compartilhar