fbpx

Gado Nelore: características, vantagens e desvantagens da criação

Gado Nelore

Você sabia que o gado Nelore é um dos mais populares no Brasil e representa 80% de toda a produção de carne no país?

Esta criação intensificada da raça se deve às características do animal, que responde rapidamente aos estímulos zootécnicos e que teve um rápido crescimento no território brasileiro a partir do fim do século 19.

Então, devido a sua adaptabilidade e boa saúde, o gado Nelore se tornou extremamente produtivo e lucrativo no setor. Continue a leitura para conhecer as vantagens e os cuidados com o animal!

Saiba mais sobre o gado Nelore

O gado Nelore é originário da região de Madras, na Índia. Tem pelagem branca ou cinza claro, pele escura e oleosa e corpo robusto e forte.

Quando bem alimentado e criado, o gado Nelore se desenvolve de forma sadia e forte, apresentando características específicas que são muito apreciadas no mercado de carne bovina:

  • porte médio;
  • ossatura fina;
  • pele macia e flexível;
  • pelos grossos;
  • grande resistência à parasitas;
  • resistência ao calor.

Além disso, há três linhagens de gado Nelore no Brasil atualmente: a linhagem original, outra produzida pelo cruzamento entre os animais pioneiros no país na época da colonização e uma terceira, aperfeiçoada geneticamente.

Esta última linhagem, produzida a partir de melhoramento genético, tornou o gado Nelore uma raça de excelência no país.

Quais as vantagens do gado Nelore?

Uma das principais vantagens do gado Nelore é a boa adaptação ao clima tropical do Brasil e da América Latina de forma geral, o que fez a raça se tornar líder na produção de carne em nossa região.

Outras vantagens importantes:

  • rápido ganho de peso;
  • forte resistência à doenças;
  • longevidade reprodutiva em machos e fêmeas;
  • boas habilidades maternas no caso das fêmeas;
  • carne de qualidade (pouca gordura e sabor acentuado);
  • carcaça de qualidade.

Quais as desvantagens do gado Nelore?

Embora a raça tenha boa saúde e grande potencial produtivo e financeiro, existem algumas características indesejáveis nos animais da raça Nelore.

São aspectos relacionadas à estética do animal, como chifres muito longos, orelhas pesadas, tórax deprimido e garupa caída, que podem ser desvantagens apenas no contexto de competições de gado.

No entanto, essas características não prejudicam a qualidade da carne nem afetam o valor do gado Nelore no mercado.

Cuidados com o gado Nelore

O gado Nelore exige poucos cuidados especiais, já que se trata de uma raça extremamente rústica e que se adapta bem à variedade de climas no Brasil.

Porém, quem quer aumentar a produtividade deve ficar atento à alimentação do animal, investindo na pastagem irrigada para garantir os nutrientes necessários do pasto, além de utilizar suplementação alimentar em solos pobres.

Além disso, é importante ter atenção especial ao período de aleitamento do bezerro (6 aos 8 meses de vida) para que o animal se fortaleça e cresça de forma saudável.

Conclusão

Como você viu, o gado Nelore é uma raça fácil de cuidar e que pode trazer excelentes retornos financeiros para o seu negócio. Por isso, trata-se de um ótimo investimento para quem está planejando a criação de gado de corte.

Então, depois de entender as características e os benefícios da raça, saiba também quais são os 4 passos fundamentais para começar uma criação de gado.

Até mais!