Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Importância da previsão do tempo para a agricultura

Importância da previsão do tempo para a agricultura

Qualquer pessoa envolvida no agronegócio sabe da importância da previsão do tempo para a agricultura. Não é para menos, já que o clima pode fazer uma “surpresa” a qualquer momento em sua propriedade. E desde o primórdio que o ser humano dá o seu jeito de realizar previsões do tempo para não arcar com prejuízos.

Por isso que gostamos de dizer que todo o cuidado é pouco quando se trata de mapear o tempo em sua região! Com isso em mente, pensamos em trazer para você algumas fontes mais precisas e detalhadas de informações sobre o tempo. Olha só!

Importância do mapeamento de necessidades por região

Mesmo que o clima de cada região do Brasil tenha suas peculiaridades, é possível prever as necessidades de cada região para um período próximo. A CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) faz uma análise durante o ano sobre as necessidades nas regiões brasileiras. Entre elas, estão os dados de disponibilidade de água no solo, necessidade de irrigação e condições para manejo do solo.

Esses dados são uma média calculada a partir de um período determinado de tempo. Por exemplo, quando criamos esse post, o mapa de da irrigação nas regiões do Brasil estava indicando as necessidades para as próximas 48 horas a partir do dia 26/08/2019.

Mapa de necessidade de irrigação nas regiões do Brasil

Fonte: CPTEC

Logo, ao identificar a necessidade da região onde está a sua propriedade, você consegue ter uma previsão mais precisa da necessidade de irrigação em sua plantação nos próximos dois dias.

Boletins meteorológicos para a agricultura

Em muitos aspectos da vida, precisamos olhar para trás para ter uma noção do que virá pela frente. Por isso, outra forma de ter o controle sobre o tempo em sua região é acompanhar boletins meteorológicos frequentes.

Nesse caso, própria CPTEC, assim como a INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) disponibiliza alguns boletins que são focados em ajudar agricultores. Os mais importantes para você acompanhar, são:

Monitor de geadas: mostra a intensidade das geadas, por região, de acordo com a data escolhida por você.
Monitor da umidade do solo: permite saber os dados da umidade do solo no Brasil e por cada região no último mês.
Monitor de secas: disponibiliza uma análise mensal da intensidade das secas por cada estado que sofreu com o problema.
Precipitação por satélite: mapa da precipitação estimada por satélite em toda a região do Brasil, o que possibilita uma prévia de tempestades e chuvas fortes.
Precipitação por radar: mesma funcionalidade do boletim acima, porém são dados registrador por radares meteorológicos espalhados pelo país.
Meteograma: dá acesso a dados de precipitação, temperaturas, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos, pressão atmosférica, cobertura de nuvens e outros dados por região.

Documentação do tempo na sua propriedade

Alguns agricultores têm o hábito de anotar dados meteorológicos de suas propriedades, como a frequência de chuva durante o ano, intensidade de geadas e secas, nível de chuva por período, entre outros dados.

Essa é uma forma de ter um relatório próprio do que acontece em suas terras, para analisar ao longo do tempo e poder mapear os principais períodos que ocorrem determinados fenômenos climáticos.

Investir em tecnologias que previnem prejuízos

Além de acompanhar de perto o que acontece no tempo de sua região, uma forma de prevenir prejuízos causados pelo clima é investir em tecnologia de campo. É certo que os sistemas de irrigação são a solução mais comentada quando o assunto é clima, já que é a principal forma de garantir a produtividade o ano inteiro.

Porém, ainda há produções que dependem totalmente das chuvas no Brasil. Esse problema atinge principalmente a agricultura familiar e produções em menores escalas. Para esses casos, existem sistemas de irrigação que são mais amigáveis tanto no valor de investimento quanto na praticidade de uso.

O principal deles é a irrigação com carretel autopropelido. Sendo assim, aumenta cada vez mais a parcela de produtores brasileiros que não precisam depender somente do nível e frequência das chuvas.

Família com IRRIGAT

Família com o nosso sistema de irrigação por carretel IRRIGAT

A importância da previsão do tempo para a agricultura…

…só depende de você! Prova disso é que ainda há pessoas no campo que utilizam as formas mais curiosas para monitorar o que vêm por aí. Alguns optam pelo “galo do tempo”, uma pequena escultura do animal que muda de cor conforme a umidade do ar. Outros se guiam pelos termômetros da temperatura ambiente. Tem aqueles que acertam em cheio com a “dor no joelho”.
Seja qual for a sua forma de dar importância para a previsão do tempo para a agricultura, utilizar mais de um meio para acompanhar o clima nunca é demais!

Compartilhar