Irrigação: aumentando a eficiência

irrigação

O turno de rega é o tempo entre uma irrigação e outra. No caso do carretel IRRIGAT é o tempo que se leva para voltar a irrigar a faixa. Cada propriedade possui características únicas como: tipo de solo, cultura a ser irrigada, temperatura, vento e outros fatores. Por isso não existe um turno de rega fixo para todas elas, o que existe sim é uma análise prévia para se determinar um turno de rega usual para cada propriedade. Por exemplo, se temos um solo extremamente arenoso sabemos que o turno de rega não deve passar de 3 dias, pois o solo não tem capacidade de reter a água em um tempo maior do que esse.

Para definir a quantidade de chuva ideal por dia você deve levar em conta:

– necessidade de água/dia da cultura que você planta: ex. tifton -> 3 mm/dia;

– tipo de solo: ex. não adianta tocar 30 mm em um solo arenoso que não conseguirá absorver toda essa quantidade de água. Para verificar este dado de forma simples basta observar o quanto o seu solo absorve de água e em quanto tempo ele fica seco novamente;

– números de faixas que você tem para irrigar: o IRRIGAT 50/120 irriga faixas médias de 145 x 50 (7.250 metros quadrados) e o IRRIGAT 50/80 faixas médias de 100 x 40 (4.000 metros quadrados). Assim basta dividir a área a ser irrigada em faixas retangulares destes tamanhos, a depender do modelo de IRRIGAT que você adquiriu para definir quantas faixas você tem que precisam de irrigação;

– vazão por hora do aspersor: o do 50/120 joga 18.000 litros por hora e do 50/80 11.200 litros por hora;

– tempo de recolhimento do carretel: é o tempo de recolhimento do carretel que vai definir qual a lâmina que vai ser aplicada na área.

EXEMPLO: você tem uma cultura de pasto tífton com necessidade de uma lâmina de 3 mm/dia. Solo argiloso que retém boa quantidade de água (cerca de 30 mm) por aproximadamente 8 dias. Você tem 8,7 hectares, divididos em 12 faixas de 145×50. Você adquiriu o IRRIGAT 50/120. Como o solo retém bem a água, você pode jogar uma lâmina mais elevada de água, nesse exemplo vamos trabalhar com 18,47 mm em cada faixa, tendo que voltar a mesma faixa somente no sexto dia (18,47 mm divididos por 3 mm dia que a planta precisa). Por isso, no projeto foi previsto manejo de 2 faixas por dia com irrigação de 7,5 horas cada uma, colocando em cada faixa 18,47 mm (18.000 litros hora x 7,5 horas divididos por 7.250 m²). Seu turno de rega caso não ocorra chuva natural é de 6 dias.

Caso chova naturalmente, você pode usar um pluviômetro para medir a chuva e ajudar você a definir quanto tempo você poderá ficar sem irrigar, levando em conta as informações acima.