A água doce é um elemento importante e, muitas vezes, desperdiçado. Uma boa maneira de diminuir os custos de produção rural e conseguir ótimos resultados é fazer a irrigação com chuva.
Não, não se trata apenas de deixar a natureza realizar todo o trabalho. Isso significa aproveitar a água da chuva para uma distribuição hídrica uniforme e até mesmo para o cuidado dos animais.
Quer entender melhor como isso funciona? Confira o post completo!
Quais as possibilidades de uso da água da chuva?
Saiba como um sistema de coleta, armazenamento e tratamento pode ajudar em diversos pontos da sua propriedade.
Irrigação
A água de chuva pode ser captada e aproveitada para a irrigação das plantações, resolvendo períodos de estiagem sem precisar retirar o elemento do solo, como ocorre em poços, por exemplo.
Inclusive, esse método é mais barato do que os custos necessários para a cavação de poços, e claro, do uso de água potável fornecida para a propriedade por meio de sistemas de abastecimento usados pela população em geral.
Tratamento de animais
A coleta da água da chuva permite o aproveitamento do recurso para a higienização dos equipamentos e até mesmo para a hidratação dos animais.
Porém, vale lembrar que para essas duas finalidades, é necessário submeter o líquido a um tratamento especial e monitorar a qualidade da água continuamente,
A Embrapa Paulista publicou uma cartilha com todos os cuidados e práticas para o armazenamento e tratamento da água da chuva para a produção animal. Você pode acessá-la neste link.
Demais utilizações
A água da chuva também pode ser reaproveitada para outros fins, como lavagem de granjas e descarga de vasos sanitários.
Assim, é possível aproveitar o líquido para funções que não exigem tanto cuidado com a qualidade, e diminuir o consumo de água potável, que poderá ser usada para fins mais específicos, nos quais a pureza é importante.
A água da chuva tem qualidade?
A princípio, a água da chuva é muito limpa, pois passa por um processo de filtragem natural. Porém, dependendo da região onde a propriedade rural se encontra, a água pode apresentar poluentes em sua composição.
Além disso, o líquido pode ser coletado de telhados, e acaba tendo contato com fezes de aves e roedores, trazendo um sério risco. Também há a possibilidade de proliferação de vírus e bactérias, fazendo com que esse recurso tão importante fique verde e com odor ruim.
Para evitar o problema, recomenda-se a aplicação do tratamento de água, mesmo que seja usado apenas para irrigação, garantindo a qualidade da cultura.
Como realizar a irrigação com água da chuva?
Para aproveitar a chuva como fonte para a irrigação, vale instalar um sistema de captação, que colete a água dos telhados ou diretamente de um reservatório do tipo represa.
Instale filtros para fazer uma primeira limpeza, retirando os elementos grosseiros da água.
Também é importante contar com um local próprio para o tratamento específico e mais cuidadoso.
Após essa etapa, é possível aproveitar o material coletado com carreteis de irrigação, que fazem o trabalho de maneira automática e com qualidade, dispersando a água de maneira uniforme nas áreas que serão tratadas.
E você, já sabe como vai fazer a irrigação com água da chuva, aproveitando todas as possibilidades? Essas informações podem fazer toda a diferença na administração da propriedade rural!
Aproveite para acompanhar o nosso blog e receber mais dicas importantes!