Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Irrigação de lavouras: você sabe a real importância?

Irrigação de lavouras: você sabe a real importância?

Existente desde o Egito Antigo e modernizada para os dias de hoje, a irrigação é um meio de “controlar a chuva”, ou seja, fazer com que os diversos tipos de culturas produzidas nas lavouras sejam irrigadas na medida e na hora certa. Essa técnica também evita o desperdício de água e outros gastos desnecessários, tendo como objetivo fazer com que a plantação fique o mais saudável e produtiva possível.

Apesar de não ser novidade no agronegócio, muitos produtores não entendem a real importância da irrigação de lavouras. Para entender a dimensão da necessidade de irrigar plantações e todos os benefícios que a prática traz, continue lendo!

Para que serve a irrigação de lavouras?

A irrigação das lavouras é uma das técnicas que devem ser utilizadas para garantir a produtividade e a sustentabilidade de qualquer plantação. Na prática, trata-se do fornecimento controlado de água para os plantios, complementando os períodos de chuva e enriquecendo o solo.

Principais benefícios da irrigação de lavouras

Quando se opta por utilizar as técnicas de irrigação de lavouras, vários são os benefícios e todos eles, juntos, são os responsáveis por melhorar a produtividade de uma plantação, consequentemente, o aumento nos lucros. Veja, a seguir, os fatores positivos de investir em irrigação:

Menor risco de quebra na safra

Mesmo que falte chuva na época em que se está realizando o plantio, a irrigação supre as necessidades hídricas das plantas e diminui consideravelmente os riscos de quebra. Sendo assim, as chances de acontecer a perda de parte (ou totalmente) do cultivo são bem baixas.

Solução para o murchamento

Os agricultores chamam de murchamento quando a planta já não consegue retirar e absorver a água do solo. Com a irrigação, a água é reposta, o que torna possível novamente a absorção de água por parte das plantas, evitando que elas morram.

Aumento no potencial das culturas

Mesmo em regiões onde as precipitações naturais são suficientes para o desenvolvimento das culturas, a irrigação ajuda a aumentar a eficiência da água aplicada, além de garantir que tudo saia conforme esperado mesmo em períodos inesperados de seca.

Economia de água

Quando não se utiliza técnicas de irrigação nas lavouras, pode acontecer de o produtor gastar água sem necessidade. A escolha do sistema de irrigação adequado garante a aplicação da quantidade correta de água para não ocorrer desperdício.

Na prática: técnicas de irrigação

Apesar de ser essencial no cultivo de qualquer tipo de plantação, existem diversos modelos de irrigação, pensados para atender às necessidades específicas de cada cultura. Na prática, existem pelo menos quatro principais sistemas de irrigação: por aspersão, localizada, subterrânea e de superfície.

Para entender mais sobre cada tipo, leia sobre os principais métodos de irrigação no mercado do agronegócio.

Deu para perceber que são inúmeros os benefícios quando se opta por incluir a técnica de irrigação correta no seu plantio, não é mesmo? Fique atento aos próximos posts no blog da Irrigat e saiba ainda mais sobre a importância irrigação de lavouras.

Compartilhar