Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Irrigação de pastagem: conheça os benefícios!

Irrigação de pastagem: conheça os benefícios!

Quem vive da produção de leite e carne sabe da importância que as pastagens têm para incrementar os resultados e permitir o manejo do gado com custos reduzidos. No entanto, não basta apenas ter pastagem suficiente na propriedade: é preciso também ter alguns cuidados específicos com essas plantas, que são muito sensíveis às mudanças climáticas.

E um dos principais cuidados quando se fala de pastagens é a irrigação. Por incrível que pareça, a irrigação de pastagens é uma prática que vem se popularizando apenas há alguns anos, pois os produtores começaram a perceber o enorme custo-benefício. E se você veio aqui para entender melhor quais são as vantagens da irrigação de pastagem, temos certeza que sairá daqui decidido a aplicá-la na sua produção. É só continuar lendo!

3 principais benefícios da irrigação de pastagem

1 – Pasto verde em qualquer clima

Um dos principais desafios do produtor rural é conseguir manter a sua produção ao longo do ano sem ser afetado pelas variações climáticas. O Brasil é país multiclimático, que possui características diversas em cada região – umas mais secas, outras mais úmidas, com mais ou menos chuvas, etc.

A irrigação da pastagem entra nesse cenário como um aliado para equilibrar a balança, permitindo que o produtor possa fornecer a quantidade de água necessária para a pastagem se manter saudável ao longo do ano. Essas plantas são extremamente sensíveis aos climas secos e, na falta de chuvas, podem morrer facilmente – o que pode ser evitado com a irrigação correta!

2 – Colheitas muito mais produtivas

Como você já viu, a pastagem pode ser afetada pelas flutuações climáticas, além de condições relacionadas ao solo. Isso, por si só, é suficiente para que a sua produtividade não seja estável. Mas esse é outro problema que pode ser resolvido pela pastagem irrigada, que em geral cresce mais forte e possui um rendimento maior em relação ao pasto comum.

Mas é importante ressaltar que esses ganhos em produção só são obtidos quando há um manejo inteligente e responsável da irrigação, fornecendo o que a espécie de forragem necessita em cada período, evitando a superdosagem de água, que é tão prejudicial quanto a seca.

3 – Menos gastos com alimentação e produção

Esse é o benefício que realmente pesa na hora de se decidir pela prática de irrigação das pastagens. Sim, pois não basta apenas conseguir produzir mais pasto, é importante também que isso represente uma redução de gastos e aumento no lucro do produtor. Pois bem, é exatamente isso que essa prática oferece!

Como o pasto é mais saudável e produzido em maior quantidade, isso permite que o produtor tenha uma menor necessidade de suplementar a alimentação do gado, pois em geral a pastagem torna-se suficiente para a sua sobrevivência. Além disso, isso permite aumentar a lotação do rebanho, conseguindo sustentar mais de 10 cabeças por hectare!

Esses são apenas alguns dos benefícios que a irrigação de pastagem pode oferecer para você, que vive da bovinocultura, seja para produção de leite ou de carne. Nossa dica é que você pesquise qual sistema de irrigação se encaixa melhor no seu tipo de necessidade, levando em consideração o tamanho da produção e a quantidade de água a ser utilizada.

Você também pode se interessar por esse conteúdo sobre a fertirrigação, que é uma prática que vem sendo adotada em muitos cultivos e pode ser uma solução para você. Em caso de dúvidas, a Irrigat está sempre a disposição para ajudá-lo!

Compartilhar