Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Irrigação e os danos por falta de chuva

Todo dia ouvimos notícias na TV sobre como a falta de chuvas traz prejuízos no campo e isso torna ainda mais importante a discussão sobre a aquisição e manejo de sistemas de irrigação. Em agosto deste ano, conforme matéria do Jornal Diário Catarinense, a estiagem trouxe perdas de 10% no leite e queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina, que sofreu retração de 69 mil hectares para 53 mil hectares.

– Muitos produtores da região de Campos Novos desistiram de plantar, porque o solo está seco e isso deve aumentar a redução de área plantada para próximo de 30%. Isso somado à falta de umidade para o desenvolvimento das lavouras pode levar a uma redução de até 50% na produção – avalia Enori Barbieri, presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O produtor Gilcemir Piaia, de Chapecó, é um dos que já estima as perdas em 30%. Ele plantou 400 hectares sem ter irrigação na área. Em 100 hectares, a produção já está praticamente perdida, pois as sementes não germinaram. No restante, a produtividade estimada, será de 30 sacas por hectare, contra 55 do ano passado.

– O trigo já foi plantado há 40 dias, deveria estar com o dobro de tamanho, em novembro vamos saber o tamanho do prejuízo – afirmou o produtor.

Há perdas também na bovinocultura de corte, em virtude das pastagens, no tabaco e na cebola, pois é época de transplantar as mudas, então vai haver atrasos, e também na banana – destaca o secretário adjunto Airton Spies.

Não gostamos de compartilhar notícias ruins. O fato é que não dá para tapar o sol com a peneira, acreditando que a falta de chuvas constantes não é uma realidade no nosso país.

Quando se avalia um investimento em irrigação, deve-se justamente calcular o quanto a falta de chuvas na hora certa do plantio pode acarretar de prejuízos na colheita.

Nesse sentido, o produtor André de Cezaro, de Balsas no Maranhão, conta como a irrigação foi fundamental para sua produção de capim mombaça em um período de falta de chuvas por mais de 5 meses. Veja no vídeo!

Compartilhar