fbpx

Irrigação móvel: você precisa saber sobre essa nova forma inovadora

Seja uma produção rural (empresarial) ou familiar, para que as culturas se desenvolvam, atingindo um crescimento saudável, é de fundamental importância que o produtor conte com um bom sistema de irrigação, capaz de fazer alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, podemos destacar a irrigação móvel como uma tecnologia que pode ajudar você.

Já ouviu falar nessa solução? 🤷🏻‍♀️

Na dúvida, continue a leitura! Aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre essa nova forma inovadora de irrigação.

Afinal, o que podemos entender por irrigação móvel?

A irrigação móvel é um modelo de irrigação que se vale de certos equipamentos para cultivar uma plantação. No entanto, tem como diferencial o fato de que se trata de uma solução que é móvel, podendo assim se deslocar por toda plantação, inclusive por outras culturas (hortaliças, frutas etc.).

Nesse contexto, cabe dizer que o principal componente da irrigação móvel é o carretel, cuja capacidade pode chegar até 80 hectares. O carretel se assemelha a uma longa mangueira (também chamado de tubo), com a diferença que é mais grossa e sólida do que a que utilizamos tradicionalmente para aguar jardins.

A bomba faz parte do sistema de irrigação do carretel.

Ela fica ao lado do ponto de captação, além da bomba é necessária a utilização de tubos para formar a tubulação adutora (que conduz a água do ponto de captação até a área onde se deseja irrigar), que pode ser a sua cultura de frutas ou de hortaliças, por exemplo.

 

Como funciona a irrigação móvel?

O modo de funcionamento da irrigação móvel é simples. Após acoplado a uma bomba de água, o carretel pode ser deslocado tranquilamente pela propriedade rural, possibilitando assim que realize a irrigação de suas culturas.

A água, cuja fonte é a bomba, passa pela ampla mangueira, até chegar no plantio. O carretel, vale dizer, conta com rodas que facilitam o deslocamento, dispensando assim grande esforço físico.

Nesse contexto, a bomba serve como um equipamento essencial, considerando o fato de que faz a água contar com a pressão necessária para chegar ao seu destino, através do carro aspersor, cumpre destacar.

Principais vantagens da irrigação móvel

A irrigação móvel é um modelo que oferece diversas vantagens ao agricultor familiar ou ao fazendeiro. 😄

Para que fique por dentro, listamos as principais a seguir:

– Trata-se de um modelo de irrigação que se adapta às diferentes propriedades rurais. Na prática, isso flexibiliza o seu processo de irrigação, permitindo que realize essa operação independente do tipo de propriedade rural (no que diz respeito ao solo, topografia, etc.);

É eficiente e produtivo, uma vez que faz com que a água chegue mais rápida e precisamente ao plantio, especificamente no solo.

Como podemos visualizar, a irrigação móvel se apresenta como uma excelente solução para o fazendeiro ou agricultor rural, considerando a sua ótima relação de custo-benefício.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros?

Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog! Estamos sempre publicando conteúdos que podem enriquecer mais seus conhecimentos e aumentar a eficiência do seu negócio.