fbpx

Sistemas de irrigação para pequenas propriedades é a salvação para muitos

Carretel irrigação

Os sistemas de irrigação para pequenas propriedades vêm salvando muitos negócios rurais.

É o caso do produtor Edson Luiz Kretschmann, de Cruzeiro do Sul (RS), que reconheceu a necessidade que tinha de irrigação e investiu na IRRIGAT porque buscava um equipamento mais fácil, que desse menos trabalho e deixasse sua lavoura livre de tubulações.

“Pela quantidade de animais e a produção que nós precisamos ter, temos que ter pasto todo dia. Como não chove como a gente quer que chova, nós optamos pela irrigação. Tu tem a chuva quando tu precisa”.

Depoimento de Edson para o canal da Irrigat no Youtube.

Ou seja, além da teoria, exemplos da vida real provam que o sistemas de irrigação são um dos meios mais eficazes para contornar condições climáticas adversas e garantir a produtividade da lavoura.

Qual a importância da irrigação para pequenas propriedades?

Conviver com períodos de seca todos os anos é uma dura realidade em muitas regiões do Brasil. Realidade especialmente desafiadora para pequenos produtores rurais que têm renda apertada e dependem da produtividade para a própria subsistência.

Entretanto, embora seja uma técnica milenar (criada na época do Antigo Egito) e muito eficiente, nem todo produtor tem consciência da importância da irrigação.

Para muitos, ainda há a crença errônea de que os sistemas de irrigação são desenvolvidos e trazem resultados apenas para grandes propriedades e negócios rurais. Mas a realidade é outra.

Diversos exemplos nos mostram que pequenos produtores também se beneficiam (e muito) das vantagens trazidas pela irrigação. É ela que garante a produtividade em épocas difíceis de seca e chuvas irregulares.

Claro que devem ser observadas as particularidades de cada sistema. O tipo mais indicado de irrigação para pequenos agricultores é a irrigação por aspersão, que é facilmente adaptável, eficiente na distribuição de água e muito vantajosa do ponto de vista do custo-benefício, conforme explicamos no vídeo.

Lembrando que, dentro dos diferentes sistemas de irrigação por aspersão, indicamos o sistema autopropelido com carretel enrolador. É uma solução fácil de instalar, que não exige muito no manejo e que recolhe a mangueira automaticamente após a irrigação.

A irrigação para pequenos produtores é indicada somente na seca?

Este é outro conceito errado que muitos produtores rurais ainda carregam. Ou seja, decidem investir no sistema de irrigação somente depois de passar por um período severo de estiagem que põe a perder a produção.

Na verdade, a irrigação é muito mais do que uma saída emergencial. Ela é uma solução permanente que previne diversos problemas na lavoura. 

Além de proteger o plantio de episódios de seca inesperados, a irrigação também evita o murchamento das plantas (quando elas não conseguem retirar e absorver a água do solo), aumenta o potencial das culturas e reduz o desperdício de água, promovendo economia.

Conclusão

A irrigação para pequenos produtores é a solução para muita gente porque ajuda a driblar condições climáticas complicadas sem prejudicar a produtividade e a subsistência de famílias que dependem do cultivo o ano inteiro.

Acompanhe o blog da IRRIGAT para saber ainda mais sobre a importância irrigação em lavouras. Até mais!

Powered by Rock Convert