Lavoura: aumentar a produtividade

Todo mundo sabe a importância que a agricultura tem para a economia do Brasil. Mesmo em períodos difíceis, a lavoura é um dos setores que sustenta o desenvolvimento do nosso país, produzindo alimentos e gerando renda. 

Será que é possível melhorar ainda mais os resultados da produtividade da lavoura? Colher mais no mesmo espaço de terra?

Vão aí algumas dicas:

  1. Faça a análise do solo

Quanto mais nutritivo for o solo, melhor será o resultado da produção. E o segredo para um bom solo, é prepará-lo com total atenção, antes do plantio.

O primeiro passo é fazer uma análise minuciosa da região onde se deseja plantar. Para que o estudo seja realmente completo, o ideal é investir na contratação de um engenheiro agrônomo experiente e reconhecido. Errar neste estágio poderá comprometer toda a produção e trazer grandes prejuízos, por isso não vale a pena economizar.

A boa análise da terra permite que o solo seja tratado com os nutrientes que lhe faltam e indicam qual é a melhor forma de produção. Terrenos que apresentam altos índices de erosão, por exemplo, jamais poderão receber uma agricultura de precisão.

  1. Invista em sementes

Ainda há quem acredite que a qualidade das sementes não influencia na produtividade. Isto é um mito. A verdade é que a qualidade da semente interfere muito na produtividade da lavoura.

Todo o cuidado é pouco na hora da escolha do fornecedor. Infelizmente, é comum encontrarmos sementes chamadas de piratas no mercado, que com baixa qualidade, podem afetar a produção inteira de uma fazenda.

Ou seja, nada de economizar com as sementes. Elas são o insumo mais importante de todo o cultivo e as principais responsáveis por oferecer bons ou maus resultados.  

  1. Controle as pragas

Durante todo o período de produção, diferentes insetos e pragas podem afetar o resultado final do plantio. Por isso é preciso saber identificar quais são os animais que podem trazer malefícios e quais podem ser considerados como verdadeiros amigos da plantação.

A quantidade e o tipo de inseticida devem ser escolhidos com cuidado, para que não seja tão fraco a ponto de não matar e ainda fortalecer as pragas, ou tão forte a ponto de afastar ou acabar também com os insetos que podem ajudar na produtividade da lavoura.

Pensando em compartilhar mais dicas valiosas como essas, com muito orgulho estreamos a web série Minuto do Produtor.

Um canal de comunicação onde nossos clientes e amigos produtores podem compartilhar dicas valiosas do que aprenderam e colocaram em prática para aumentar a produtividade na lavoura!

Você tem alguma dica interessante ou criou algo para facilitar a vida na sua lavoura? Envie um vídeo de até 1 (um) minuto para nosso whatsapp 51 98188-6902 e colabore com o Minuto do Produtor você também!

Gostou e conhece alguém que te uma dica valiosa? Compartilhe o vídeo!