Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Métodos de irrigação: conheça os principais!

Métodos de irrigação: conheça os principais!

A irrigação não é uma novidade no mercado de agronegócios. Desde o Egito Antigo, ela está presente como uma opção para auxiliar o repasse de água para o desenvolvimento de culturas. Naquela época, faraós construíram os primeiros sistemas de irrigação para fazer o manejo da água conforme a necessidade do plantio e de acordo com as cheias e secas do rio Nilo.

Com o tempo, esse recurso foi se modernizando e outras formas de aplicação foram surgindo, pensando no gerenciamento de água ideal de cada tipo de cultura. Mas você sabe quais são os principais métodos de irrigação que existem no mercado? Para ajudar você nessa dúvida, fizemos este texto com os principais métodos de irrigação! Que tal conferir mais abaixo?

Fonte: Irrigat

Fonte: Irrigat

Irrigação por aspersão

Funcionando como uma espécie de chuva direcionada, a técnica de aspersão envia jatos de água para o ar em direção ao plantio ou solo a ser molhado. A água se transforma em gotículas sobre a região, facilitando, assim, o desenvolvimento das plantas.

Essa técnica pode ser utilizada em diversos tipos de cultura e tipografias, já que pode ser comparada a um processo natural. A grande vantagem desse método de irrigação é a uniformidade de distribuição e controle da água. É possível utilizar a aspersão em grandes áreas cultiváveis e ela não causa problemas ao solo.

Um dos sistemas de irrigação por aspersão mais conhecidos é o de carretel, uma ótima opção para quem trabalha com pastagem de gado e precisa estar de olho na produtividade animal. Também é um sistema móvel, ou seja, é possível ser instalado em diversos pontos da propriedade!

Irrigação localizada

Indicada para solos mais secos e áridos, temos a irrigação localizada! Ela funciona da seguinte maneira: a água é aplicada a partir de uma mangueira pontual e diretamente no solo sobre a zona dos cultivares. Desse jeito, o solo ficará umedecido de acordo com a necessidade de cada plantio.

Sua aplicação é bastante eficiente, já que não precisa modificar a estrutura da plantação para utilizar essa técnica. Geralmente a sua utilização está conectada com o início do cultivo de árvores frutíferas.

Irrigação de superfície

Nesse processo, a irrigação funciona com diques utilizados para aguar os cultivares que estão próximos. Essa técnica é muito útil no plantio de cereais. Contudo, a desvantagem da utilização desse método é que ele possui uma baixa eficiência de aplicação, já que os valores de perdas da água por escoamento são em grandes quantidades.

Irrigação subterrânea

Responsável por levar água gotejada, nutrientes e defensivos agrícolas diretamente à raiz dos cultivos por baixo da terra, a irrigação subterrânea é uma das tecnologia mais caras de se manter.Por outro lado, a irrigação subterrânea mantém a superfície do solo seca.

Você pode gostar: desvendando 4 mitos sobre irrigação!

Agora que você conheceu os principais métodos de irrigação, ficou mais fácil de saber qual é o melhor método que combina com o seu negócio! Você também quer aumentar a produtividade da sua lavoura? Então, confira nosso conteúdo sobre o assunto clicando aqui! Vemos você no próximo post!

Compartilhar