Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

O que é a degradação do solo e por que ela ocorre em plantios?

O que é a degradação do solo e por que ela ocorre em plantios?

A degradação do solo é um processo contínuo que pode diminuir muito a qualidade do solo da sua propriedade, independentemente do tipo de cultivo. É possível afirmar que os solos mais afetados por esse problema são os solos destinados à agropecuária, devido à plantação de pastagens. Neste caso, é possível observar a perda de vigor, de produtividade e a capacidade de recuperação natural da pastagem.

Tudo isso desencadeia uma queda na sustentabilidade do cultivo, na produção e também na qualidade exigida para a alimentação de qualidade no rebanho.

A seguir, a equipe da Irrigat separou quais os principais motivos que levam à degradação do solo e, consequentemente, dos plantios.

Erosão

Tecnicamente, a erosão é o desgaste da superfície terrestre devido à ação mecânica do homem ou de outros fatores como máquinas agrícolas; à ação química da água corrente ou à atuação de outros agentes geológicos.

Erosão

Globo Rural

De uma forma geral, a chuva e o desmatamento são os principais causadores de erosão. Quando tiramos a cobertura vegetal do solo, ele acaba perdendo toda a sua consistência. Como a água é absorvida pelas raízes das árvores e das plantas, a sua retirada causa instabilidade no solo.

Como consequência, esse solo acaba sendo depositado nos leitos dos rios, em um processo conhecido como assoreamento.

Salinização

Este é um problema que atinge principalmente os solos áridos e semiáridos, com baixa concentração de chuvas. A falta de água nestas regiões acaba facilitando a concentração de sais minerais contendo sódio, cálcio e magnésio, por exemplo.

Salinização

Unicamp

Além de ser ocasionado pela falta de chuvas, este processo pode ser intensificado com o uso excessivo de fertilizantes, a irrigação com água rica em sais minerais e a contaminação do solo por atividades industriais, por exemplo.

Fica claro que a aderir a um sistema inteligente de irrigação é fundamental para evitar este problema – especialmente em regiões com baixo índice de chuva.

Compactação

A compactação é um problema bastante comum em cultivos vegetais, causado pela circulação de máquinas agrícolas de grande porte, como tratores e colheitadeiras.

Compactação

Coagril

Para sustentar o peso de um trator – em média três toneladas -, o solo fica compactado em regiões específicas, o que causa o aumento da densidade de terra nesta região e diminui a porosidade, dificultando a circulação de água e nutrientes.

Este processo causa a concentração de líquido nas camadas superficiais do solo, o que pode levar a erosão, que já citamos acima. Ainda, a compactação impede o crescimento das raízes, fazendo com que as plantas não se desenvolvam corretamente.

Poluição química

Em primeiro lugar é preciso entender que o solo é uma camada de material que cobre a superfície rochosa da terra. Ele é composto por material orgânico – derivado da decomposição de animais e plantas – e de material inorgânico – essencialmente, fragmento de rochas.

Poluição Química

G1 Globo

Os componentes dos fertilizantes químicos acabam penetrando na camada orgânica do solo, modificando a sua composição, adicionando componentes como chumbo e cádmio. Os lixos doméstico, industrial e rural também são compostos por uma grande variedade de compostos químicos que são prejudiciais para o meio ambiente.

A decomposição de todos estes compostos podem resultar na produção de chorume – líquido altamente tóxico resultante na decomposição de resíduos orgânicos. Esse líquido pode inclusive atravessar o solo, contaminando camadas mais profundas, chegando aos lençóis freáticos.

Entre as principais causas da poluição química estão o vazamento de petróleo, chuva ácida, esgoto lançado em rios e no solo, perfuração equivocada, mineração e queimadas.

Se interessou pelo assunto? Então não perca esse conteúdo sobre as principais formas de evitar a degradação do solo? Se você tiver qualquer dúvida, deixe um comentário que teremos prazer em atendê-lo!

Compartilhar