Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

O que é erosão do solo e quais as causas no terreno de cultivo

O que é erosão do solo e quais as causas no terreno de cultivo

A erosão do solo é um fenômeno natural que causa o desgaste ou a remoção do terreno. Apesar de ser considerado um acontecimento próprio da natureza, ele pode ser acelerado por diversos motivos.

Se você está com alguma dúvida sobre este assunto, vamos explicar quais as principais causas desse problema nas áreas cultiváveis. Saiba mais!

O que é erosão do solo, causas e consequências

A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.

Como a erosão pode ocorrer também pela ação do ser humano, ela pode ser acelerada por técnicas agrícolas inadequadas, constante exploração do solo, desmatamento, atividades de mineração, pastoreio de animais, etc. E quando isso acontece, o meio ambiente, as áreas cultivadas e a população em geral podem sair muito prejudicadas.

Esse desgaste natural do solo tem provocado diversos problemas para as pessoas, como deslizamentos de terra – provocando até mortes -, assoreamento, além da contaminação da água potável. Os prejuízos financeiros também são significativos.

Principais tipos de erosão do solo:

Erosão por gravidade: ocorre pelo movimento de rochas e de sedimentos montanha abaixo, geralmente ocorrido pela força da gravidade;

Erosão hídrica: causada pela chuva, inundação, irrigação ou pecuária. A água provoca um desprendimento da camada superior do solo, e esta camada desliza pelas encostas, retirando os seus nutrientes e movendo-os para os rios e lagos;

Erosão eólica: acontece quando o vento transporta pequenas partículas de água que se chocam contra as rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra outras rochas;

Erosão química: este tipo de erosão envolve todos os processos químicos que acontecem nas rochas, com a influência de diversos fatores, como calor, frio, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas. O clima é o fator preponderante para esse fenômeno.

Métodos para evitar a erosão do solo

Existem vários métodos que podem contribuir para evitar a erosão do solo, como a aração, irrigação adequada das plantações, rotação de culturas, proteção das encostas e o monitoramento das mudanças que ocorrem no terreno.
Em áreas residenciais, uma das formas mais simples de se colocar em prática é fazer o reflorestamento das áreas devastadas. Também é possível cobrir a terra com nutrientes ou fertilizantes, além de construir muros de contenção ao redor dos canteiros.

Já deu para saber quais os impactos causados pela erosão do solo, não é mesmo? Confira dicas essenciais para evitar a erosão na sua propriedade. Aproveite e compartilhe esse post nas redes sociais para que toda sua rede de amizades tenham mais informações sobre a erosão do solo! Até o próximo post!

Compartilhar