O que torna um solo fértil? Conheça 5 fatores

Solo sendo irrigado

O segredo para ter o seu agronegócio indo de “vento em popa” é a qualidade elevada do solo. Uma questão que interfere diretamente nisso é a infertilidade do mesmo. Sendo assim, este é um problema bastante grave que atinge as culturas e que pode ser caracterizado pela falta de nutrientes que as plantas recebem.

Mas, o que torna um solo fértil? Se você quer saber mais informações sobre o assunto, está no lugar certo! Abaixo, preparamos um conteúdo, contando 5 fatores que irão ajudar você a saber se o seu solo é fértil. Confira!

1 – Nutrientes

Para que uma planta cresça adequadamente é necessário que o solo tenha nutrientes para conseguir se desenvolver de forma forte e sadia. Contudo, não são todos os solos que fornecem naturalmente isso ao plantio. Alguns agricultores procuram melhorar os seus solos através de compostos químicos e insumos agrícolas para que, a longo prazo, seus produtos se tornem melhores.

2 – Taxa de erosão e pH adequadas

Há dois problemas muito comuns que o solo pode ter. Um deles é o pH, que indica o nível de acidez do solo. Já a erosão, por outro lado, é a degradação da terra. Quanto mais essas taxas forem elevadas, pior é para as plantações prosperarem. Essas questões são grandes desafios para os agricultores. Por isso, a dica é deixar as taxas de pH e de erosão equilibradas para não prejudicar o seu negócio.

3 – Planejamento agrícola

Pode até soar um tanto estranho, mas não é. Muitos agricultores acabam perdendo safras de plantio ou até mesmo pastagem por falta de planejamento e de conhecimento a respeito do solo que irá investir no agronegócio. É muito importante conhecer as suas terras para gerar mais lucro e administrá-las de uma maneira mais em conta.

4 – Calagem

Todo o solo precisa de nutrientes, certo? Uma das maneiras de fazer isso é através da calagem do solo. Este processo serve para deixar o ambiente mais rico e atender às demandas dos solos, chegando até mesmo a corrigir e a condicionar as terras. Existem diversos métodos para investir na calagem do solo, por isso não se deve sair aplicando essa técnica em sua propriedade sem antes entender melhor sobre o assunto!

5 – Água

Outro fator decisivo para adicionar mais nutrientes no solo e, consecutivamente, deixar as suas plantas mais desenvolvidas é a água! Sendo este mineral um elemento vital para qualquer ser vivo, é muito importante saber como direcionar a água devidamente para as plantas.

Uma ótima maneira de fazer isso é através da irrigação. Com ela, é possível garantir um produto de melhor qualidade, além de gastar pouco tempo de gerenciamento de água, já que a sua plantação estará automatizada.

Desvende os quatro mitos sobre irrigação!

O solo é bem dinâmico, não é mesmo? Para deixá-lo fértil, fique de olho nos 5 fatores importantes que mostramos para você neste conteúdo! Que tal saber mais sobre fertilização? Então, confira o post sobre como adotá-la em sua plantação!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que tenha sanado todas as dúvidas sobre o assunto. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário, que ficaremos felizes em ajudar! Até a próxima!