Principais mudanças climáticas na agricultura e recursos

Agricultura

As modificações das épocas chuvosas e o grande aumento de temperatura nos últimos anos afetaram drasticamente a produção agrícola, já que essa atividade depende diretamente do equilíbrio desses recursos naturais. Uma maneira de as culturas se manterem bem o ano inteiro são os recursos tecnológicos, que vêm ganhando espaço no campo com mais rapidez.

Hoje, iremos mostrar quais as mudanças climáticas mais preocupantes e o que fazer para não deixar que elas afetem sua produtividade.

Mudanças climáticas X danos na agricultura

Independentemente das condições atmosféricas da sua região, é certo que o mundo está se modificando. Podem ocorrer excesso de chuvas, longos períodos de estiagem e até temperaturas extremas que irão afetar os cultivos na lavoura. Isso pode gerar um estado degradante do solo e pode causar falta de nutrientes na superfície das plantações.

O calor e a água também precisam estar na medida certa para não haver prejuízos de produtividade das propriedades rurais. Esse desnível também pode causar problemas relacionados a doenças culturais, como a dissipação de pragas, insetos e ervas daninhas.

Outro fator que enumera as consequências das mudanças climáticas na agricultura é a relatividade da umidade. Quando temos o marcador em alta, principalmente na época de crescimento do cultivar, pode ocorrer uma elevação na quantidade de esporos produzidos. Por outro lado, quando há baixa, pode ocorrer a dispersão de diversos patógenos de modo redutivo.

Os recursos tecnológicos que resolvem esses problemas

Há diversas tecnologias agrícolas que podem ser implementadas para reduzir os danos que as principais mudanças climáticas na agricultura podem causar. O primeiro recurso indispensável no agronegócio é o sistema de irrigação, solução mais que eficiente para diversos problemas na agricultura, principalmente épocas de seca. Isso garante um menor risco de quebra na safra, além de garantir um alto potencial do cultivo em períodos de estiagem.

Depois, é muito importante ter a área sempre em monitoramento para realizar análises detalhadas do solo e da cultura em questão, através das ferramentas providas pela agricultura de precisão. Com essas informações, é possível saber como está o plantio, se está faltando algum nutriente no solo, se há a presença de ervas daninhas ou pragas e entender melhor sobre o clima pela região.

Também é indicado o uso de diferentes tipos de software e sensores para auxiliar na tomada de decisões. Com essas tecnologias, é possível contribuir para o aumento da produtividade na lavoura. Existem recursos que estão disponíveis até para mobile, basta selecionar aqueles que mais combinam com o seu perfil de trabalho.

Tecnologia no campo: 5 recursos indispensáveis para produtividade!

Agora que ajudamos você a entender melhor sobre as principais mudanças climáticas na agricultura e recursos que você pode ter para que a qualidade do seu cultivo não diminua, ajude seus conhecidos a resolver o problema também. É só compartilhar as dicas em suas redes sociais!