fbpx

Projeto de irrigação: 3 dicas para ajudar a criar o seu!

Carretel de irrigação da IRRIGAT

Toda plantação necessita de irrigação para ter ter mais lucratividade e produtividade, independentemente do modelo de sistema. Acontece que iniciar um projeto de irrigação não é uma tarefa simples e é preciso garantir que alguns requisitos estejam em dia para dar tudo certo!

A IRRIGAT preparou este conteúdo com três dicas que podem ajudar você a criar o seu projeto de irrigação para que ele seja inteligente e eficiente. Continue lendo para conferir!

1 – Escolha o sistema de irrigação

O primeiro passo do seu projeto é escolher qual vai ser o tipo de irrigação utilizado para a sua cultura. Vários fatores devem ser considerados, começando pelo clima e o solo, até mesmo o tamanho da área de plantação e o tipo de cultivo.

Não há uma regra, porém, existe um sistema de irrigação ideal para cada realidade. Leia nosso artigo e descubra como escolher o melhor sistema de irrigação!

2 – Entenda sobre o manejo da irrigação

Não basta escolher e instalar um sistema de irrigação! Para que se possa gerar os melhores resultados possíveis, é preciso que, no seu planejamento, você dê o devido valor para o manejo da irrigação.

Esse manejo é feito, principalmente, pela monitorização. Ou seja, verificando se o processo está indo bem e as plantas estão saudáveis com a quantidade de água que estão recebendo.

Caso não estejam, é preciso tomar novas decisões e fazer as implementações de forma rápida para que não se perca energia a toa (com uma irrigação que não está funcionando), nem rendimento (com plantas que não estão sendo bem cultivadas).

3 – Mantenha a manutenção em dia

Diferente do manejo, que é o monitoramento dos resultados feito por uma pessoa, a manutenção é diretamente no sistema. Isso é porque alguns sistemas precisam de troca de filtros ou manutenções nas fontes de água, entende?

Não deixe de constar essa manutenção no seu projeto, planejando-a para ser realizada com certa frequência e deixando alguém responsável por essa função, se possível.

4 – Planeje o investimento financeiro

A última dica é essencial: planejar o investimento financeiro! Nenhum projeto sai do papel sem investimento, por isso é importante que você entenda o custo X benefício do sistema de irrigação que você vai utilizar.

Para ser mais prático, a dica é analisar o custo de instalação do sistema versus o retorno financeiro que ele dará. Assim as coisas ficam equilibradas!

Por que fazer um projeto de irrigação?

Se você ainda estiver com dúvidas se vale a pena investir tempo fazendo um projeto de irrigação, separamos três motivos para mostrar como esse planejamento faz diferença nos resultados da sua plantação:

  • A irrigação é a forma mais sustentável de garantir que as culturas não serão perdidas por falta de chuva, pois não é viável depender somente dos fatores climáticos;
  • Déficit hídrico resulta em menor rendimento nas produções agrícolas e, assim, prejudicam o faturamento anual;
  • O projeto pode ser feito sozinho, caso você não tenha como investir financeiramente nisso, mas também existem empresas excelentes que prestam esse serviço.

Pronto para fazer seu projeto de irrigação? Confira mais conteúdos sobre o tema no Blog da IRRIGAT!

Powered by Rock Convert