Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Formas de reduzir os custos com irrigação

Formas de reduzir os custos com irrigação

Entender que sua produção precisa de irrigação é o primeiro passo para otimizar e melhorar seu negócio. Para melhorar ainda mais esse investimento, é importante entender que há maneiras simples de reduzir os seus custos com ela. Por conta disso, separamos algumas formas que você pode adotar para reduzir seus custos com a irrigação, confira!

Reduzindo custos com a irrigação noturna

Uma ótima forma de reduzir os gastos é com a estratégia de irrigação noturna, em horários entre as 21:30 e às 6h. Isso ocorre pois durante a noite a demanda de energia em outros setores é menor, e assim, as tarifas são mais baixas. Além disso, durante a noite a irrigação é mais efetiva, pois a evapotranspiração é menor em relação a outras horas do dia, precisando de menos água para irrigar.

A técnica de irrigação noturna pode reduzir os custos em até 80%, e para colocá-la em prática, basta conversar com a concessionária de energia local e combinar a respeito de um sistema diferenciado para o caso. Com esta concessionária é feito um contrato e a instalação de um equipamento que irá monitorar o gasto e horário de funcionamento do sistema de irrigação.

Reduzindo custos com a irrigação inteligente

A irrigação inteligente nada mais é do que mapear a real necessidade de água de uma cultura, evitando excessos e desperdícios. Por isso, é uma forma de reduzir custos fazendo a irrigação corretamente, com a quantidade de água certa e no momento certo.

Essa irrigação inteligente funciona através de equipamentos diversos que medem as propriedades do solo, como o tensiômetro e os sensores de umidade do solo. Assim, o produtor têm um indicativo mais assertivo sobre a necessidade de irrigação, horários, locais, etc.

Sabendo exatamente o que a planta precisa e quando ela precisa, o produtor consegue aumentar em 100% a precisão da irrigação, reduzindo seus custos com excesso desnecessário de água.

Manutenção frequente do sistema de irrigação

A manutenção frequente é essencial para evitar custos desnecessários com problemas que poderiam ser evitados e controlados previamente. Ela garante que a quantidade de água determinada no sistema de controle será a mesma quantidade de água que está saindo nos bicos dos aspersores.

Isso melhora a precisão no processo de irrigação e evita desperdícios e vazamentos, assim, diminuindo custos de uma forma prática.

Sistema de irrigação de baixo custo

Uma outra forma de reduzir custos na irrigação é investindo em um sistema de baixo custo. Atualmente, para pequenos e médios produtores, o sistema que se paga em menos tempo é a irrigação por carretel. Você otimiza sua produção, com um sistema prático, funcional e com ótimo custo benefício.

O sistema de irrigação por carretel não exige obras e nem instalações complexas no terreno. Além disso, é um sistema inteligente que precisa de menos mão de obra, e assim, evita o gasto de mais pessoal para a função.

Prestar atenção em sua produção também reduz custos

Ficar atento a fatores como as condições do solo e as características específicas da cultura escolhida para a produção é essencial para um bom desenvolvimento da plantação. Isso faz com que se evite a necessidade de maiores reparos e correções na produção, que acaba por gerar mais investimento em estratégias de controle e reparos da plantação.

Reduza os custos de irrigação com a IRRIGAT

Entender as necessidades da sua produção, e ter uma forma mais inteligente de entender estas é essencial para a redução de custos. Invista em um sistema de irrigação IRRIGAT e faça chover na hora certa! Entre em contato com a gente e faça um orçamento. Até a próxima!

Compartilhar