Preocupação com a seca no plantio de milho continua

Preocupação com a seca no plantio de milho continua

A seca afeta a cultura do milho em diversos pontos: na quantidade e qualidade da colheita, na alimentação do gado e até nos preços de mercado (ou seja, no lucro do produtor).

Com a previsão de um clima muito seco para a safra de verão 2019/20, a preocupação dos produtores rurais só aumenta. Mesmo com o mercado aquecido e com os preços médios regulares, a dificuldade de produzir na safra de verão pode afetar diversos setores da agropecuária a longo prazo.

Demanda aquecida e preocupações com a seca

Segundo a revista “A Granja”, o mercado brasileiro esboça um cenário favorável aos preços do milho no quarto trimestre do ano. Mesmo com uma produção superior a 107 milhões de toneladas, o que poderia pressionar as cotações do cereal, o quadro ainda é bastante positivo.

A preocupação com a seca é justamente o que assegura a média de valores do milho mesmo com a produção elevada. Além disso, o aquecimento expressivo na demanda interna é outro fator que vem mantendo o valor da saca, englobando os segmentos da avicultura, suinocultura e ainda a produção de etanol de milho.

Impactos da seca na produção de milho no mercado

O preço médio da saca de 60 kg de milho na Região Centro-Sul do país é de R$ 34,46, de acordo com estimativa feita com base em dados obtidos de março até setembro deste ano. A tendência é que o valor médio aumente, caso a produção diminua por conta da seca e o consumo do cereal continue aumentando.

Entretanto, não somente a produção do milho pode ser afetada com a seca, mas também outras culturas que podem influenciar no plantio desta. Com a estiagem prevista nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o cultivo de soja também pode ser afetado, contribuindo assim para um plantio mais tardio da safrinha de milho em 2020.

Irrigação na cultura do milho para combater a seca

A principal forma de combater a seca é através da irrigação. A produção do milho irrigado possibilita o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade do produto, mais lucratividade e ainda a produção na entressafra e em períodos de estiagem.

Otimize sua produção no período de estiagem com a irrigação

Com a previsão de períodos de seca, e o mercado da cultura de milho em alta, deixar de investir na produção desta cultura pode ser uma grande perda para o agricultor.

A possibilidade de produzir através das técnicas de irrigação do milho é a principal forma de trazer maior lucro ao produtor, combatendo a provável seca na safra de verão 2019/20.

Para melhorar sua experiência com a irrigação, contamos com o IRRIGAT, que torna o processo muito mais ágil e eficiente, economizando mão de obra e tempo do produtor rural.

Conheça agora mesmo nossas opções de carreteis de irrigação!