Sistema de irrigação autopropelido: características e vantagens

Carreteis de irrigação autopropelido Irrigat

O sistema de irrigação autopropelido consiste em um equipamento móvel voltado para irrigação por aspersão, que se adapta bem a maioria das culturas agrícolas. Prático e fácil de ser utilizado, este equipamento funciona a partir de energia hidráulica, por meio da própria água bombeada.

Hoje, veja detalhes das características e vantagens de contar com o sistema de irrigação autopropelido para sua produção.

O que é o sistema de irrigação autopropelido

O autopropelido é um equipamento que realiza um dos sistemas de irrigação por aspersão, através de um carretel. Este, é movimentado por energia hidráulica, a partir do bombeamento de água, fazendo com que o equipamento se desloque pela área desejada para a irrigação.

Um sistema ótimo também para a fertirrigação, feita com vinhoto ou dejeto de animais, é perfeito para pequenas e médias produções.

Como funciona o sistema de irrigação autopropelido

Movimentado por energia hidráulica (turbina ou pistão), o sistema possui um único aspersor do tipo canhão, montado em uma plataforma. Além disso, conta com uma mangueira de alta pressão cujos tamanhos podem variar.

Essa mangueira fica enrolada em um carretel, que deverá ser tracionada por um trator em uma velocidade inferior a 5km/h. O tracionamento feito da maneira correta evita problemas de uma velocidade de deslocamento incompatível com a estrutura do equipamento.

Salientamos que é necessário ficar atento a necessidade de sobreposição nas passadas que foram definidas, conquistando uma boa uniformidade de distribuição de água. Por isso, é preciso definir a faixa de sobreposição em função da velocidade do vento e do diâmetro molhado do aspersor tipo canhão.

A partir da determinação da área irrigada e o tracionamento feito da forma correta a irrigação pode ser iniciada. Assim, finalizada quando a mangueira estiver completamente enrolada no carretel.

Vantagens do sistema de irrigação autopropelido

Entre as principais vantagens desse sistema estão a facilidade de manejo e transporte, que permite irrigar diversas áreas com um único equipamento. Uma maior facilidade de projetar o sistema e de deslocamento em áreas regulares. Além disso, se adapta a diversos tipos de cultura, mas principalmente pastagens, milho, hortaliças, soja e feijão.

Fornecedor do sistema de irrigação autopropelido

Você já conhece o sistema de irrigação IRRIGAT? Usando a técnica de irrigação autopropelido, através de um carretel, um canhão com altura regulável, uma motobomba e uma tubulação, fornecemos uma opção do sistema mais funcional e eficiente.

Entre em contato com a gente e faça o orçamento do sistema IRRIGAT perfeito para sua produção. Através do sistema irrigat, usando a técnica de irrigação autopropelido, você com certeza otimizar sua produção.

Faça chover na hora certa!