Fique sabendo tudo o que for relacionado a irrigação.

Ver mais notícias

Sistema de irrigação: tubo e motobomba

Sistema de irrigação: tubo e motobomba

Tudo o que você precisa saber para aproveitar sua irrigação no sistema IRRIGAT.

O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão. Utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada. Por essa razão, muitos produtores optam por trocar de sistema de irrigação08, evoluindo da aspersão com tubos para o sistema IRRIGAT. As duas grandes vantagens para quem decide pela troca são:

1- Ganhar tempo, diminuindo a mão de obra no manejo do sistema. O IRRIGAT, por ser um sistema de irrigação semi-automático, irriga uma faixa de quase 1 hectare por passada em um tempo de 2:30 a 12h, dependendo da quantidade de lâmina de água desejada na cultura. Para essa troca de faixa, com a abertura da mangueira na área a ser irrigada, que pode ser feita com um micro-trator, trator ou até mesmo um cavalo, demora-se em média 30 minutos. Já no sistema convencional, o envolvimento dia no manejo é muito maior para irrigar a mesma quantidade de área;

2- Ganhar mobilidade. Por ser um equipamento móvel e leve, o IRRIGAT permite irrigar áreas diferentes e distantes entre si, além de ser possível expandir a área irrigada. Isso significa que um produtor que pretende irrigar uma área de 5 hectares hoje, pode, no futuro, com o mesmo equipamento irrigar até 12 hectares. Basta dimensionar isso no projeto de irrigação inicial.

Para fazer essa troca de sistema de irrigação – de aspersão com tubos para o IRRIGAT – e aproveitar o material já utilizado é necessário:

– informar a bitola, o modelo e a quantidade de tubos de PVC que você tem. Para o sistema IRRIGAT normalmente utiliza-se tubos de 75mm para levar a água do ponto de captação até a área a ser irrigada. Isso pode variar de acordo com a distância e o desnível de cada lavoura;

– informar o modelo da motobomba que você tem. Aqui o que importa é a curva de vazão e pressão da motobomba, que pode ser elétrica, a diesel ou tratorizada. Usualmente, o sistema IRRIGAT utiliza uma motobomba de 15CV de potência que dê 18.000 litros horas de vazão e em torno de 85 mca de pressão.

Possuindo grande parte do material, o único investimento adicional a ser feito é no próprio carretel IRRIGAT, garantindo a você ganho de tempo e mobilidade.

Com este post você pôde compreender que o sistema de irrigação por carretel traz mobilidade e diminuição do tempo de manejo, podendo ainda aproveitar os tubos e motobomba que você tem no sistema de aspersão convencional. Quer aumentar ainda mais a eficiência do seu sistema de irrigação? Artigo Aumentando eficiência da sua irrigação

Compartilhar