Existem diversos métodos diferentes para distribuir as sementes na terra. Para escolher o sistema de plantio correto para sua plantação é preciso entender a diferença entre cada um deles. Assim, você conseguirá compreender os benefícios de cada sistema e como aproveitar melhor sua produção, confira!
Sistema de plantio em linha
Esse sistema tem como principal vantagem a melhor regulagem da taxa de semeadura, por conta da distribuição mais precisa de sementes em uma determinada área. No plantio em linha, as sementes são semeadas em uma profundidade adequada e de maneira uniforme, melhorando o aproveitamento das sementes utilizadas para produção.
O plantio em linha permite que a taxa de semeadura e o resultado das plantas emergidas seja mais previsível. Essa relação faz com que sua produção seja melhor planejada.
Um outro benefício desse sistema diz respeito a adubação, que é mais eficiente quando feita em plantações de plantio em linha. Isso porque os fertilizantes são colocados diretamente no sulco da semeadura e abaixo das sementes.
Sistema de plantio a lanço
O sistema de plantio a lanço é o sistema mais utilizado por produtores agricolas e pecuarios que fazem uso do Sistema Integração Lavoura Pecuária. Além do sistema ILP, esse é o sistema mais usado para quem utiliza a palhada da forrageira para plantio direto.
Esse sistema permite uma melhor distribuição das sementes no espaço, e assim, utilizam taxas de semeaduras maiores. Por conta disso, é muito importante que se tenha um cuidado maior para respeitar a largura de trabalho definida para semeadora.
É indicado também que, para garantir que o plantio seja eficaz para sua produção, quando possível, sejam feitas operações para incorporação e compactação das sementes ao solo.
Sistema de plantio aéreo
Esse sistema de plantio é conhecido pelo seu alto rendimento operacional, sendo recomendado a utilização de sementes que possuam uma pureza física elevada. As vantagens desse sistema estão na maior rapidez e eficácia do plantio, além de ser muito eficiente na distribuição das sementes.
Outro benefício da utilização do sistema aéreo diz respeito a economia, principalmente no plantio feito em grandes áreas de desmatamento. Entretanto, é importante salientar que esse tipo de sistema é voltado para campos maiores, precisando de 50% mais sementes do que o normal para melhores resultados.
Cuidados para considerar em qualquer sistema de plantio
Independentemente do sistema de plantio escolhido, alguns cuidados devem ser considerados em qualquer um deles. Veja:
Profundidade de semeadura
Em geral, é indicado que a profundidade da semeadura corresponda a 2,5 vezes o tamanho da própria semente. Porém, o ideal é considerar as características de cada planta na hora de calcular a profundidade correta, assim como o tipo de solo. Por exemplo:
– Solos arenosos possuem menor retenção de umidade, ou seja, exigem uma semeadura mais profunda.
– Solos argilosos retém muita umidade, sendo assim, a semeadura pode ser mais rasa do que no exemplo anterior.
Taxa de semeadura
A taxa de semeadura, nada mais é do que a quantidade de sementes que são colocadas por área. Para realizar esse cálculo, existe um aplicativo muito interessante e que facilita o processo, chamado de Cálculo de Semeadura, disponível na Google Play.
Monitoramento
O monitoramento deve ser feito de forma constante durante o desenvolvimento das plântulas nas primeiras semanas da semeadura. Nessa época, é importante prestar muita atenção nas pragas e insetos, que podem prejudicar muito no desenvolvimento das plantas.
Irrigação de semeadura
Mesmo com a previsão do tempo e o plantio no clima mais favorável ao cultivo, depender apenas da água da chuva é arriscado. A irrigação é um ponto chave para o desenvolvimento de certas culturas e espécies, por isso é importante conhecer os tipos de sistemas de irrigação e escolher um deles para a sua.
Agora fica muito mais fácil escolher o sistema de plantio mais eficaz para sua produção. Compartilhe com a gente qual o sistema de plantio é melhor para sua produção!