Smart Farming é a melhor forma de levar eficiência ao campo

Fazendeiro usando tecnologia para lidar com o campo

Se você já é alguém que investe, trabalha ou acompanha o agronegócio, provavelmente já deve ter escutado a respeito do Smart Farming. O termo em inglês significa, em tradução livre, “agricultura inteligente”, e leva esse nome por tratar de uma forma moderna de lidar com o campo, através da tecnologia.

Presente tanto em campos de agricultura familiar, quanto empresarial, o Smart Farming exigirá uma revolução no campo, mas principalmente por parte do agricultor, como o treinamento intensivo, educação e atração de uma nova geração de jovens pelo agronegócio.

Apresentando o Smart Farming

O Smart Farming é uma forma inovadora e eficiente de administrar e cuidar da fazenda. O termo diz respeito a inserção da tecnologia no princípio básico da alimentação e evolução humana, a agricultura.

Ao passo que a tecnologia sofre fortes avanços, mudando completamente nosso meio de ver e lidar com o mundo ao nosso redor, ela também proporciona a modernização de processos primários, trazendo, nesse caso, um maior controle de produção, qualidade do produto e a diminuição de perdas na colheita por diversos fatores, além de otimizar o tempo em todo processo.

O uso das ferramentas de Smart Farming permitem a medição de certos fatores que influenciam não só na produção, mas também nos gastos do produtor, como otimizar o consumo de água na agricultura.

Como o Smart Farming pode ser usado

A agricultura inteligente pode ser aplicada tanto na tomada de decisões para a produção, como na aplicação das decisões tomadas de maneira facilitada. Fazendo com que a fazenda moderna perfeita funcione em simples 5 passos, são eles:

1. Extração de dados em tempo real;
2. Estudo de números e desenvolvimento de precisões;
3. Tomada de decisões baseando-se em argumentos e fatos levantados anteriormente;
4. Aplicação das ações definidas da forma mais eficiente possível;
5. Entendimento dos resultados para melhoria ser contínua.

Ferramentas que compõem o Smart Farming

Toda esse novo modo de fazer agricultura depende de ferramentas tecnológicas para seu funcionamento, confira quais e como cada uma delas pode ser utilizada:

Drones

Os Drones são uma das maiores revoluções tecnológicas dos últimos tempos. O uso dele para a agricultura possibilita, além de um mapeamento aéreo e georreferenciamento, que sejam feitas a pulverização e irrigação no campo, com o mínimo de esforço do agricultor.

GPS

O GPS vem sendo uma peça chave para a revolução tecnológica há bastante tempo. No caso do agronegócio, essa ferramenta pode atuar no controle do maquinário agrícola, planejamento de colheita e até na medição de produtividade da fazenda.

Mapeamento por satélite

Outro recurso bastante usado e que se enquadra dentro do conjunto de ferramentas utilizadas no Smart Farming é o mapeamento de terrenos por satélites. Por exemplo, para o planejamento e instalação de sistemas de irrigação, é comum o uso do Google Earth.

Sensores

O uso de sensores nas plantações permitem a análise de diversos pontos, como por exemplo:

– entender características do solo;
– medir a umidade e temperatura no solo e no ar;
– avaliar a velocidade da colheitadeira.

Essa análise através de sensores pode ser feita em tempo real, proporcionando que se possa entender de forma clara e objetiva o que acontece nas plantações.

Softwares de gestão

Com a modernização da sua produção, você contará com milhares de dados e informações que serão relevantes para tomar corretamente as melhores decisões para a plantação.

Contar com um software de gestão possibilita que você organize todas essas informações em um único lugar, contando com um histórico de processos que ajudarão a entender melhor seus resultados.

Modernize seu agronegócio com o Smart Farming

A Agricultura Inteligente está revolucionando o mundo do agronegócio, por isso é importante que você entenda como usá-la ao seu favor, garantindo que sua produção esteja cada vez melhor e eficiente.

Você já é adepto de alguma das ferramentas que compõem o Smart Farming? Se sim, compartilhe sua experiência com a gente, nos comentários!