fbpx

Dicas para escolha de tubulação para irrigação

Tubulação irrigação

A tubulação da irrigação é uma das partes essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema como um todo. Por isso, é comum que existam algumas dúvidas em relação a esse assunto, então, reunimos as principais dicas que ajudarão você a escolher a tubulação correta e ter bons resultados!

Materiais de tubulação

Em primeiro lugar, você precisa escolher o material que vai ser usado para a tubulação. Existem diversas opções, mas as mais conhecidas são:

  • ferro;
  • alumínio;
  • PVC;
  • polietileno.

Tamanho da tubulação

O tamanho é outro fator super importante, mas na verdade é bastante variável. Isso porque depende muito da necessidade do sistema de irrigação que você escolheu. Na maioria dos casos, pode variar entre duas e doze polegadas.

No caso do Carretel de Irrigação da IRRIGAT, os tubos são de 2, 3 ou 4 polegadas, dependendo do modelo de carretel e do projeto do sistema de irrigação.

Para que você tenha uma média, vale a pena entender a seguinte tabela:

Polegadas do tubo Vazão por hora
1” Até 3.000 litros
2” Até 14.000 litros
3” Até 32.000 litros
4” Até 57.000 litros

Uma dica é: aumentar o tamanho do tubo, mesmo que ele já esteja comportando a vazão, é uma estratégia para reduzir a perda de carga na tubulação. Dessa forma, é possível usar uma motobomba menor.

Classe de pressão de tubulação

No mercado da irrigação, os tubos são divididos pela sua classe de pressão. É uma nomenclatura que previne que os tubos quebrem por não aguentar determinada pressão de água. Por isso é importante prestar atenção neste detalhe!

Sendo assim, as classes de pressão mais conhecidas são PN40, PN60, PN80 e PN125.

Tipos de engate de tubulação

O engate é o que vai conectar um tubo no outro de maneira segura, evitando que os tubos se soltem e aconteça algum desperdício de água. Nós costumamos indicar o engate sela para as tubulações de PVC, porque são mais práticas e confiáveis.

Mas, você também pode optar por engate com sistema rosqueável ou engate soldável. Ou seja, no caso do engate soldável, é necessário enterrá-lo e tomar os cuidados de instalação para evitar ter que abri-lo novamente.

Viu só como não é um bicho de sete cabeças? O segredo é seguir cada etapa da construção da tubulação, tomando as decisões certas e sem apressar nenhuma parte do processo.

Então, escolha seu sistema de irrigação com cuidado, invista na tubulação e não esqueça que esses são investimentos a longo prazo, que gerarão muitos resultados para a sua plantação.

Enfim, leia também Como escolher a bomba de irrigação e conte com a IRRIGAT!

Powered by Rock Convert