Calendário agrícola com as melhores épocas de plantio

Pôr do sol na lavoura

Algumas práticas são essenciais para que o agricultor tenha o sucesso esperado em sua produção, desde a época do preparo do solo para o plantio, até a colheita. Assim, uma das práticas indispensáveis para quem quer atingir o melhor resultado produtivo é ficar atento e fazer uso do calendário agrícola.

Com a intenção de reduzir custos e principalmente os riscos de perda na produção, o calendário busca orientar o agricultor em relação às melhores épocas para adubação, plantio e colheita. Levando em consideração a extensão do território brasileiro, é preciso ficar ainda mais atento ao calendário, que pode ser dividido por região e cultura, além da época do ano.

Com isso, nós da IRRIGAT, especialistas em técnicas agrícolas e irrigação, vamos mostrar as melhores épocas de plantio por região, de acordo com o calendário agrícola brasileiro, além de técnicas para otimizar ainda mais sua produção, como a irrigação. Confira!

Funcionamento do calendário agrícola

Falando brevemente, o funcionamento do calendário agrícola depende principalmente da observação e conhecimento de fatores naturais da região que será feita a produção. Entre as informações indispensáveis, que são levadas em consideração para criar o calendário, estão:

  • precipitação anual;
  • ciclos chuvosos;
  • velocidade do vento;
  • variação de temperatura;
  • umidade do ar;
  • épocas corretas de plantio e colheita das principais culturas produzidas;
  • zoneamento agrícola.

Calendário agrícola brasileiro por região

Por conta da pluralidade climática e de vegetação do Brasil, devido a vasta extensão do país, o calendário agrícola brasileiro é muito específico. Por conta disso, os estudos para definir com mais eficiência este calendário possuem características próprias que variam para cada região.

Assim, considerando as variações climáticas, umidade do ar, características do solo, vegetação predominante e mais fatores, como citados no tópico anterior, confira as melhores datas de plantio e colheita das principais culturas por região.

Calendário de plantio na região sul

Calendário de plantio na região sudeste

Calendário de plantio na região nordeste

Calendário de plantio na região norte

Calendário de plantio na região centro-oeste

Calendário agrícola e irrigação: otimizando a produção

É importante enfatizar que não é somente o calendário agrícola que irá melhorar sua produção, e sim, diversas técnicas combinadas junto a ele, como a irrigação, por exemplo. Por isso, o investimento nessas técnicas é essencial, sendo acessível a diferentes tipos de produtores rurais e suas necessidades.

É pensando nisso que a IRRIGAT possui sistemas de irrigação de baixo custo, possibilitando que pequenos e médios produtores otimizem suas produções desde as primeiras etapas do plantio.

Fique atento ao calendário agrícola para a sua região!

Agora você já sabe quais as principais culturas de cada região e qual é a melhor data de plantio e colheita de cada uma delas. Entretanto é importante ficar atento a diversos fatores durante as diversas etapas de produção, evitando perdas e garantindo o maior sucesso das safras.

Além disso, entender o calendário agrícola da sua região, de acordo com as culturas que estão sendo cultivadas, permite planejar técnicas de produção, como a irrigação, com antecedência, evitando gastos desnecessários posteriormente. Pronto para melhorar de vez sua plantação? Acompanhe a IRRIGAT e faça chover na hora certa. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *